Coimbra

Coimbra: Escola da Pedrulha foi cedida à Proteção Civil mas mais de dois anos depois nada foi feito

Zilda Monteiro | 1 ano atrás em 27-12-2022

A antiga escola básica da Pedrulha foi cedida pela Câmara de Coimbra à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) em outubro de 2020 mas, mais de dois anos depois, ainda nada foi feito no local.

PUBLICIDADE

De acordo com o presidente do município, as obras vão começar no próximo ano e as renovadas instalações devem acolher o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra em 2024.

Esta informação foi anunciada esta terça-feira, durante a Assembleia Municipal de Coimbra, depois de o presidente da União das Freguesias (UF) de Coimbra, João Francisco Campos, ter questionado se a cedência deste espaço àquele comando se mantinha.

PUBLICIDADE

“Há dois anos e meio, no mandato anterior, a escola primária da Pedrulha foi entregue à Proteção Civil de Coimbra mas, de lá para cá, nada foi feito naquela escola. A única coisa que lá cresceu foram ervas”, frisou.

João Francisco Campos perguntou ao executivo municipal “se a situação é para manter” e qual é a informação que tem do CDOS.

PUBLICIDADE

publicidade

Lembrou que desde que o seu executivo tomou posse, em 2017, a escola “estava encerrada”, tendo a Junta procurado negociar com a Câmara a cedência do espaço a esta UF, mesmo que “temporariamente”, para “atividades para os fregueses” da zona da Pedrulha.

“O anterior executivo nunca negociou connosco, entregou ao CDOS e dois anos e meio parece-me demasiado tempo para as ervas crescerem”, sublinhou.

José Manuel Silva adiantou que “as obras na escola da Pedrulha vão começar em 2023” e que o CDOS espera “ocupar a escola em 2024”.

Recorde-se que a Câmara de Coimbra aprovou, em outubro de 2020, a cedência das instalações, através de contrato de comodato, à ANEPC, pelo prazo de 25 anos, período que poderá ser renovado.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE