Saúde

Cerca de 60 utentes têm até hoje para abandonar lar da Lourinhã

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 09-03-2023

Cerca de sessenta utentes do lar de idosos Delicado Raminho, no Vimeiro, na Lourinhã, têm de abandonar a residência acompanhados dos seus familiares até ao final da tarde de hoje, 9 de março, depois desta quarta-feira (dia 8), o Instituto da Segurança Social ter decidido o seu encerramento após várias denúncias de maus-tratos.

PUBLICIDADE

As queixas foram tornadas públicas e envolvem “alimentação sem qualidade, insuficiente e feita com restos de dias anteriores, racionamento de material de higiene, existência de feridas por tratar e falta de água quente para banhos”, informa o Correio da Manhã. Aspetos que levaram a ministra da Segurança Social, Ana Mendes Godinho a pedir uma inspeção urgente do lar, tendo sido concluído que se comprovavam “várias das situações denunciadas”.

De acordo com a Segurança Social, na quarta-feira foi iniciado “o processo de transferência dos utentes em colaboração com os seus familiares”. Contudo, as famílias criticaram o organismo estatal por apenas lhes ter fornecido uma lista de lares com possíveis vagas, não assegurando a retirada dos idosos.

PUBLICIDADE

publicidade

Em relação às mais de duas dezenas de funcionárias, desconhece-se se serão integradas noutras residências.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE