Política

António Costa faz comunicação ao país às 20:00

Notícias de Coimbra com Lusa | 6 meses atrás em 11-11-2023

 O primeiro-ministro, António Costa, vai hoje fazer uma comunicação ao país a partir da residência oficial em São Bento, às 20:00, disse à Lusa fonte oficial do gabinete do chefe do executivo.

PUBLICIDADE

António Costa anunciou na terça-feira a sua demissão do cargo de primeiro-ministro.

Portugal vai ter eleições legislativas antecipadas em 10 de março de 2024, marcadas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

PUBLICIDADE

António Costa é alvo de uma investigação do Ministério Público no Supremo Tribunal de Justiça, após suspeitos num processo relacionado com negócios sobre o lítio, o hidrogénio verde e um centro de dados em Sines terem invocado o seu nome como tendo intervindo para desbloquear procedimentos.

O Ministério Público (MP) considera que houve intervenção do primeiro-ministro na aprovação de um diploma favorável aos interesses da empresa Start Campus, responsável pelo centro de dados, de acordo com a indiciação, que contém várias outras referências a António Costa.

PUBLICIDADE

publicidade

No dia da demissão, Costa recusou a prática “de qualquer ato ilícito ou censurável”.

De acordo com o MP, no processo dos negócios do lítio, hidrogénio verde e do centro de dados em Sines podem estar em causa os crimes de prevaricação, corrupção ativa e passiva de titular de cargo político e tráfico de influência.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE