Saúde

Água às refeições. Será que engorda?

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 18-02-2023

Mas surgem sempre algumas dúvidas quanto ao facto de se ingerir água em demasia e o que pode provocar. Há quem acredite que beber água durante as refeições aumenta o risco de complicações na digestão. Há mesmo quem hesite encher o copo sob pena de problemas digestivos (pela diluição das secreções digestivas), inchaço abdominal ou até dificuldade em emagrecer. O gastroenterologista Oliver Spatzierer afirmou à revista Madame Figaro que não há nenhum artigo científico que corrobore esta tese, até porque “o corpo está bem feito e adapta-se ao que ingerimos, não sendo um copo ou mesmo três copos de água que vão mudar tudo”.

Na mesma publicação, junta-se a nutricionista Alexandra Dalu que vai mais além, insistindo inclusivamente que uma boa hidratação às refeições pode ser até benéfica. A água acaba por amolecer o bolo alimentar, regulando a acidez própria do estômago e, acima de tudo, tornando obrigatórias pausas durante a refeição, que nos ajudam a comer mais devagar e a mastigar melhor.

PUBLICIDADE

Segundo a Maxima, podemos concluir que beber água durante a refeição envia um sinal de saciedade ao cérebro, que faz com que automaticamente comamos menos – e por esse ponto de vista, sim ajuda a emagrecer. Dalu dá um conselho ainda melhor: “Dois copos grandes de água ingeridos 30 minutos antes de cada refeição atuam como um inibidor natural do apetite”.

Quanto ao tipo de água, tanto o gastroenterologista como a nutricionista estão de acordo e esclarecem: a melhor é a água sem gás (pelo menos se tem tendência ao inchaço) e servida à temperatura ambiente (evitando uma grande discrepância entre a temperatura da bebida e do corpo). Já quanto à questão de se dever ou não beber água engarrafada opte por água mineral enriquecida com cálcio, bicabornato e magnésio.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE