Vamos

A aldeia onde cada noite parece Natal

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 54 minutos atrás em 08-12-2025

Imagem: Gonçalo Poço

Entre 6 de dezembro de 2025 e 1 de janeiro de 2026, a pequena Aldeia de Montanha da Cabeça, no concelho de Seia, volta a ser a Aldeia de Natal mais ecológica do país.

Nesta festa de natal, que já vai na sua 13.ª edição, mantém-se o conceito original: toda a decoração da aldeia é feita de recursos e materiais provenientes de desbastes e limpezas florestais e com a paixão e engenho das gentes da aldeia! Afinal, o Natal na Aldeia de Montanha de Cabeça é tão genuíno e puro como o ar que aqui se respira.

PUBLICIDADE

publicidade

São os habitantes que trabalham para transformar esta aldeia na mais peculiar e sustentável aldeia de Natal. Tudo é feito com as mãos sábias dos cerca de 170 moradores desta Aldeia de Montanha e com materiais da natureza que resultam das limpezas cirúrgicas das florestas do Parque Natural da Serra da Estrela e terrenos vizinhos. Giestas, videiras, pinheiros, folhas, canas de milho, e outros materiais reciclados são a matéria prima para as decorações de Natal.

PUBLICIDADE

Todo o trabalho é feito pela comunidade, com o empenho de todas as coletividades da aldeia (Assembleia de Compartes dos Baldios de Cabeça e Centro de Apoio à Terceira Idade de Cabeça), da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede Aldeias de Montanha (ADIRAM), do Município de Seia e União de Freguesia de Vide e Cabeça. São os habitantes que dão corpo e alma à decoração desta festa natalícia. Tudo é feito para que esteja em harmonia com o verdadeiro espírito de Natal de comunhão e partilha.

O cenário é único: quem visita Cabeça nesta altura do ano pode vivenciar o verdadeiro Natal das gentes mais genuínas da montanha. As portas de casa dos habitantes abrem-se para dar vida ao pequeno Mercado de Natal, e as tasquinhas e as ruas são espaços em que a comunidade se funde com os visitantes. Mas é ao entardecer que a magia acontece com milhares de luzes de tecnologia led a iluminarem as ruelas e o casario típico em xisto de Cabeça (recorde-se que esta foi a primeira aldeia LED do país, um contributo real para eficiência energética e promoção de economia de baixo carbono).

O programa abriu no sábado, 6 de dezembro, com a inauguração da Aldeia Natal, seguida de oficinas de brinquedos artesanais, feltragem e um espetáculo de fados. Ao final da tarde, como já é tradição, a aldeia ganhou vida com “Quando cai a Noite na Aldeia”, o momento em que as luzes natalícias são acesas.

No domingo, dia 7, a agenda incluiu um passeio de e-bike, novas oficinas dedicadas à broa de milho e às prendas sustentáveis, animação musical e mais uma sessão de iluminação festiva.

A 8 de dezembro destacou-se a oficina de decoração sustentável e o Concerto das Estrelas. Entre 9 e 12 de dezembro, a aldeia manteve o seu ritual diário de iluminação às 17:30.

O sábado 13 trouxe uma caminhada pela Rota da Aldeia Natal, oficinas criativas, animação de rua e o regresso das Avós da Aldeia com “Crochet e Novelos de Histórias”.

No domingo, dia 14, a programação incluiu bordados de Natal, cerâmica, música e o habitual momento de iluminação.

A semana seguinte, de 15 a 19 de dezembro, manteve as luzes acesas diariamente, preparando o ambiente para um fim de semana especialmente animado.

No dia 20, o destaque vai para os cantares natalícios e a oficina de doces típicos. No domingo, 21, há concertos de música tradicional e atuações de jovens talentos do Collegium Musicum.

A 23 de dezembro, a aldeia recebe uma caminhada interpretativa e uma ação de reflorestação antes da iluminação noturna. Já no dia 24, a véspera de Natal ganha especial significado com a Fogueira de Natal e a Missa do Galo, duas tradições profundamente enraizadas na comunidade serrana.

O dia de Natal, 25 de dezembro, traz um concerto especial de Sara Gouveia e Inês Barros. A programação prossegue até ao fim do mês, com oficinas, cestaria ao vivo, animação de rua e o Trail Aldeia Natal a 28 de dezembro.

Nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro, a aldeia despede-se e recebe o novo ano com animação de rua, a Passagem de Ano na Aldeia e uma Roda de Samba, fechando com alegria mais uma edição desta celebração tão característica da Serra da Estrela.

Clique para ver a fotogaleria:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE