Primeira Página

Doce Portugal à mesa no Mosteiro de Lorvão

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 59 minutos atrás em 17-09-2025

A tradição doceira portuguesa volta a ganhar destaque em Penacova com a 4ª edição da Mostra Nacional de Doçaria Conventual de Lorvão, marcada para os dias 4 e 5 de outubro, no Mosteiro de Lorvão.

O evento contará com alguns dos mais prestigiados doceiros do país e terá como ponto alto o concerto de encerramento do maestro e pianista Rui Massena, no domingo, pelas 18:30, com entrada gratuita.

Organizada pelo Município de Penacova, a mostra decorre num monumento nacional de grande valor histórico e cultural. O Mosteiro de Lorvão, antigo centro de produção de manuscritos do século XII, transforma-se agora num palco para celebrar a herança da doçaria conventual portuguesa.

PUBLICIDADE

Entre os destaques gastronómicos estão os pastéis de Lorvão e as nevadas de Penacova, acompanhados de iguarias de norte a sul do país, como os ovos moles de Aveiro, pão de ló de Ovar, tortas de Azeitão, pastel de Tentúgal, sericaia de Évora, queijo do céu de Arouca, cornucópias de Alcobaça, templárias de Tomar, queijadas de Pereira, Teresinhas de Guimarães, licores de Lamego e as castanhas de ovos de Coimbra.

A mostra integra também um programa cultural diversificado, que se inicia já no dia 3 de outubro e inclui palestras, workshops, recriações históricas e concertos. Entre os destaques musicais estão dois concertos no órgão de tubos do Mosteiro de Lorvão, o maior construído em Portugal no século XVIII.

Programa Cultural (3 a 5 de outubro)

  • Sexta-feira, 3 de outubro
    21h30: Concerto de órgão de tubos por Tiago Ferreira
  • Sábado, 4 de outubro (15:00 – 22:00)
    15:00: Inauguração oficial
    16:00: Palestra “A arte de fazer doces: A doçaria conventual como uma forma de escultura e pintura”, com Paula Barata Dias (Universidade de Coimbra)
    17:00: Recriação da manufatura dos palitos pelo Grupo Etnográfico de Lorvão
    18:00: Concerto de órgão de tubos por Célia Sousa Tavares
    21:00: 20º Encontro Internacional de Coros – “Entre Montes e Vozes”, com Coral Divo Canto, Coral 7 de Setembro, Órfeão Polifónico de Mortágua e Coral Polifónica de Culleredo
  • Domingo, 5 de outubro (11:00 – 19:00)
    15:00: Concerto itinerante PAX MUNDI – “Reinar para servir”, por Ana Maria Pinto (soprano instrumentista)
    16:30: Workshop de doçaria: “Inovação do pastel de Lorvão” com Fábio Nogueira, Helder Valente e Victor Silva
    18:30: Concerto de encerramento com Rui Massena (piano solo)

O acesso a todos os eventos e exposições é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia, tornando a Mostra de Lorvão uma oportunidade única para degustar a doçaria conventual e experienciar a cultura portuguesa num cenário histórico incomparável.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE