Coimbra

Surto nos Covões: Há hoje 11 profissionais infetados com covid-19. Morreu um dos doentes que testou positivo numa enfermaria

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 08-10-2020

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra confirma hoje oficialmente que existe um surto de covid-19 numa enfermaria de Medicina no Hospital Geral, que já provocou a morte a um doente, o internamento de mais dois nas unidades Covid. Hoje há um total de 11 profissionais do Hospital dos Covões que testaram positivo, sendo 7 enfermeiros e 4 assistentes operacionais, revela um comunicado do CHUC recebido hoje pelo Notícias de Coimbra.

“A 1 outubro foi identificada como positiva para SARS-CoV2 uma doente do género feminino numa enfermaria de medicina interna do CHUC (enfermaria de medicina G, pólo Hospital Geral (HG)). A doente foi transferida para a Unidade de Internamento COVID B do CHUC-pólo HG, onde permanece internada e estável do ponto de vista clínico” lê-se no documento.

PUBLICIDADE

“No dia seguinte, por indicação da Unidade de Prevenção de Controlo de Infecção e de Resistência aos Antimicrobianos (UPCIRA) do CHUC, foram rastreados todos os doentes internados na referida enfermaria, num total de 19 doentes, tendo-se encerrado a enfermaria a novas admissões de doentes. Dos 19 doentes rastreados, foram identificados dois doentes positivos do género masculino. Todos os doentes testados foram notificados dos resultados.

Esta unidade de internamento (enfermaria de medicina G, pólo Hospital Geral) permanece encerrada a novas admissões, com todos os doentes que testaram negativo sob medidas de isolamento adequadas.

Dos dois doentes do género masculino positivos, um foi transferido para a Unidade de Internamento COVID A do CHUC-polo HG, onde permanece internado e se encontra estável do ponto de vista clínico, o outro doente faleceu” reporta o Centro Hospitalar.

O CHUC diz que todos os profissionais de saúde do serviço enfermaria de medicina G, pólo Hospital Geral foram rastreados e 11 testaram positivo, destes 7 enfermeiros e 4 assistentes operacionais – Destes, oito encontram-se com sintomatologia fruste (ligeira) e os restantes assintomáticos. Todos estão informados e todos foram afastados do local de trabalho, encontrando-se em isolamento no domicílio.

Autoridade de Saúde foi informada de todos os casos e o Serviço de Saúde Ocupacional do CHUC  encontra-se a acompanhar e a monitorizar todos os profissionais acima referidos, refere o comunicado.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE