Coimbra

Condeixa romana promoveu-se em festival das Astúrias

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 31-07-2018

 

PUBLICIDADE

O município de Condeixa esteve representado no Festival Arco Atlântico, que decorreu entre os dias 26 e 29 de julho, em Gijón, nas Astúrias, em Espanha, no âmbito da Rede de Cidades Romanas do Atlântico.

PUBLICIDADE

A oferta cultural e turística de Condeixa, de que se destacam as Ruínas de Conimbriga e o Museu PO.RO.S, foi apresentada no stand da Rede de Cidades Romanas do Atlântico, da qual Condeixa é um dos municípios fundadores.

Além da presença promocional no Festival Arco Atlântico, o município de Condeixa participou ainda numa reunião da Rede de Cidades Romanas do Atlântico, em Gijón, com a presença da cidade anfitriã mas também dos municípios de Irún (Espanha), Marvão e Braga, onde se discutiram as próximas iniciativas conjuntas.

PUBLICIDADE

publicidade

A próxima reunião da Rede de Cidades Romanas do Atlântico acontecerá no final de novembro em Condeixa, no Museu PO.RO.S.

Refira-se que a Rede de Cidades Romanas do Atlântico foi constituída em janeiro deste ano por um grupo de municípios da região atlântica com um passado comum romano, tendo por objetivo valorizar o património romano e desenvolver o seu potencial turístico e cultural.

O convite para a adesão de Condeixa-a-Nova, enquanto município fundador, à Rede de Cidades Romanas do Atlântico partiu do presidente do município basco de Irun, Jose Antonio Santano Clavero, que já no passado havia tentado dar início ao projeto mas que, por causa da conjuntura económica que afetou os países ibéricos, acabou por ser adiado, tendo sido concretizado apenas no início deste ano.

“Uma das nossas prioridades assenta na valorização dos recursos de Condeixa e, em especial, daqueles que mais nos distinguem como é o legado romano de Conímbriga. É nesse âmbito que aceitámos integrar e liderar o processo de criação desta rede internacional que queremos vir a alargar a outras cidades congéneres”, salientou Nuno Moita, autarca de Condeixa, por ocasião da constituição da Rede de Cidades Romanas do Atlântico, que decorreu na FITUR – Feira Internacional de Turismo, em Madrid.

O autarca lembrou ainda os investimentos mais recentes realizados na valorização do património romano de Condeixa, nomeadamente a abertura do Museu PO.RO.S, enquanto infraestrutura complementar às Ruinas de Conimbriga, e agora a sua promoção internacional, através da Rede de Cidades Romanas do Atlântico, “reunindo sinergias entre municípios que partilham a herança patrimonial da romanização”. A candidatura de Conimbriga a Património Mundial da UNESCO e a construção do parque temático “Roma dos Pequenitos” são outros projetos em desenvolvimento.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE