Coimbra

Região de Coimbra “chumba” Plano de Ordenamento Florestal do Centro Litoral

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 06-07-2018

 O Conselho Intermunicipal da Região de Coimbra anunciou hoje ter dado parecer negativo à revisão do Plano Regional de Ordenamento Florestal do Centro Litoral, invocando “ausência de informação” do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.

PUBLICIDADE

 

A decisão foi tomada por unanimidade na reunião de quinta-feira do Conselho Intermunicipal (CI) da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra, tendo por base “falhas identificadas na proposta, bem como a ausência de informação por parte do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF). que não disponibilizou à CIM Região elementos que permitissem uma correta análise da proposta” do plano.

Em nota divulgada hoje, o CI considera que “a ausência destes elementos torna inviável, por exemplo, a verificação com pormenor do enquadramento das normas específicas de uso, ocupação e ordenamento florestal, que têm influência direta no uso e ocupação do solo”, acabando por responsabilizar o ICNF pelo chumbo.

PUBLICIDADE

“Os Gabinetes Técnicos Florestais dos municípios da CIM Região de Coimbra consideram que a documentação enviada pelo ICNF não permite uma análise rigorosa da proposta do Plano Regional de Ordenamento Florestal (PROF) Litoral Centro Litoral, pelo que solicitaram mais elementos e a prorrogação do período de tempo para a sua avaliação. Por outro lado, foram detetadas falhas na proposta apresentada, que o CI da CIM Região de Coimbra espera ver corrigidas”, esclarece a nota do CI.

O Conselho Intermunicipal adianta que, “no contacto que estabeleceu com o ICNF, a CIM Região de Coimbra, na qualidade de Membro da Comissão de Acompanhamento do PROF Centro Litoral, recebeu resposta negativa no que concerne ao envio dos elementos solicitados”.

PUBLICIDADE

publicidade

Ainda segundo a versão do CI, o ICNF terá “reforçado a necessidade da CIM RC, mesmo sem os elementos fundamentais para uma correta avaliação, emitir o competente parecer sobre a proposta de Plano Regional de Ordenamento Florestal do Centro Litoral, que na atual revisão agrega os 19 municípios da CIM Região de Coimbra”.

A CIM Coimbra é uma comunidade intermunicipal que integra os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE