Coimbra apoia requalificação do IP3… mas deseja autoestrada até Viseu

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 25-04-2018

Eleitos da Assembleia Municipal de Coimbra manifestaram-se na terça-feira a favor da requalificação do IP3 entre esta cidade e Viseu, dando à via perfil de autoestrada em grande parte do trajeto, anunciada pelo ministro Pedro Marques.

PUBLICIDADE

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, apresentou na sexta-feira, durante uma reunião com autarcas das comunidades intermunicipais (CIM) de Viseu e de Coimbra e do Conselho Regional do Centro, como solução para a ligação entre Viseu e Coimbra, a requalificação do atual IP3, tornando-o a numa via com perfil de autoestrada, em cerca de 85% do trajeto, com um extensão total de cerca de 73 quilómetros.

PUBLICIDADE

A intervenção, que implica um investimento de cerca de 134 milhões de euros, não prevê a duplicação da via na zona da ‘Livraria do Mondego’, em Penacova, nem nas pontes sobre a albufeira da barragem da Agueira.

“Considerando a disponibilidade financeira do Estado português” esta solução, dotando o IP3 com perfil de autoestrada e sem portagens, é “um avanço, é positiva”, sustentou o presidente da Câmara de Coimbra, o socialista Manuel Machado, considerando que “outras alternativas não tinham exequibilidade em prazo razoável”, tanto mais no caso de empreendimentos que não podem dispor de qualquer apoio comunitário.

PUBLICIDADE

publicidade

“Esta ligação [entre Coimbra e Viseu] é estratégica para toda a região Centro”, sublinhou Manuel Machado. “Basta de nos andarmos a entreter, durante mais uns anos, com estudos sobre vias dos duques” e outras alternativas.

Isso não significa, no entanto, que não se deixe de “ponderar a continuação da A13 (Tomar-Coimbra] até Rojão Grande [Santa Comba Dão] ou outra zona” da área de Viseu, servindo “municípios do interior” e potenciando esta autoestrada que, “tal como está hoje não tem grande préstimo”.

Embora não se possa aceitar “um IP3 com constrangimentos como aqueles que se admitem junto à Livraria do Mondego e Agueira, desde logo perigosíssimos em termos de fluidez de tráfego”, que avance a duplicação do IP3, mas sem que ela implique ignorar “a construção, inteira, a partir da A13, de uma autoestrada Coimbra-Viseu”, salientou, também na reunião de hoje da Assembleia Municipal, o monárquico António Cabral de Oliveira, eleito pela coligação PSD/CDS-PP/PPM/MPT.

No mesmo sentido foram feitas outras intervenções por membros das diferentes bancadas da Assembleia Municipal de Coimbra, que é formada por eleitos dos movimentos Somos Coimbra (SC) e Cidadãos por Coimbra (CpC) e da CDU, para além da coligação PSD/CDS-PP/PPM/MPT e do PS, que tem maioria relativa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE