Assembleia Municipal aprova contas da Câmara de Coimbra

A Assembleia Municipal de Coimbra aprovou hoje as contas da Câmara relativas a 2017, que registaram um resultado positivo de cerca de 1,3 milhões de euros, aumentando o saldo de gerência para 33 milhões de euros.
PUBLICIDADE
As contas mereceram 23 votos favoráveis, da maioria socialista, 20 votos contra, da coligação PSD/CDS-PP/PPM/MPT e dos movimentos Somos Coimbra (SC) e Cidadãos por Coimbra (CpC), e seis abstenções, da CDU.
De acordo com o relatório de gestão, o município, que teve no ano passado uma despesa da ordem dos 123 milhões de euros, registou um elevado saldo de gerência – 33 milhões de euros –, devido à impossibilidade de execução de diversos projetos de elevado montante, circunstância que foi criticada pela generalidade dos partidos da oposição.
A maioria PS destacou, por seu lado, designadamente, a “sólida saúde financeira do município” e a diminuição do prazo médio de pagamento a fornecedores de 61 dias, em 2016, para 48 dias, em 2017, e a redução da dívida de empréstimos de médio e longo prazo em mais de 16%.
A receita total cobrada durante o ano passado teve um acréscimo de 5,6%, sobretudo através da cobrança de impostos diretos, nomeadamente a derrama, que apresenta um crescimento de 75%, em relação a 2016.
Esse aumento percentual corresponde a mais 3,9 milhões de euros, “o que é um indicador inequívoco do crescimento do tecido empresarial sediado no município”, sustentou a vereadora Regina Bento, responsável pelo pelouro das Finanças, em 09 de abril, na reunião do executivo municipal em que as contas da Câmara foram aprovadas por este órgão.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.