Estacionamento da Praça das Cortes é inaugurado no dia 25 de abril

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 09-04-2018

Mais de um ano depois de ter mandado fazer a obra, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, anunciou que o estacionamento (pago) da Praça das Cortes, ao lado do Estádio Universitário, será inaugurado no dia 25 de abril.

PUBLICIDADE

unnamed (6)

A empreitada de “Requalificação da Praça das Cortes de Coimbra”  consignada à empresa Irmãos Almeida Cabral Lda, pelo valor de 421.198 euros (c/IVA) tinha um prazo de execução de 210 dias, mas demorou mais uns meses a executar.

PUBLICIDADE

O parque fica pronto a  tempo de receber os participantes nos Jogos Europeus Universitários (EUSA Games) em julho de 2018, evento com epicentro no complexo do Estádio Universitário.

PUBLICIDADE

publicidade

A CMC garante que a obra em causa visa melhorar a Praça das Cortes, que funcionava como estacionamento desregrado e é espaço público bastante percorrido por pessoas que trabalham na cidade, turistas e utilizadores do Estádio Universitário.

O acesso ao futuro parque de 175 lugares (quatro dos quais destinados a automobilistas com mobilidade reduzida) far-se-á a partir das avenidas de Conímbriga ou João das Regras, efetuando-se a saída através da Av. de Conímbriga.

A acessibilidade ao parque será limitada por baias, estando prevista a construção de uma cabine para cobrança e controlo.

Na Av. de Conímbriga e na entrada do parque serão instalados painéis com informação sobre a disponibilidade do parque. Ainda no exterior do parqueamento estão projetados mais 19 lugares de estacionamento controlados por parquímetros.

O estacionamento na Av. de Coimbra será pago logo que abra o parque da Praça das Cortes.

A empreitada necessitou de acompanhamento arqueológico, efetuado por técnicos da CMC, de modo a não onerar o custo da construção do estacionamento entre as desaparecidas casas “da Ponte e do Dr Vilaça”. Foi desta última casa que “Álvaro Cunhal terá escapado em direção ao Luso, onde foi agarrado” pela policia do antigo regime, relembra Manuel Machado.

convento são francisco

Durante as obras, o Parque de Estacionamento do Convento de São Francisco está disponível gratuitamente, o que, segundo o edil, deixará de acontecer depois da abertura do espaço da Praça das Cortes.

 A Praça das Cortes foi alvo de uma intervenção “cuidada” aquando da construção do Estádio Universitário (já passaram 50 anos!), mas que não chegou a ser concluída.

Como, na altura, não foram criados os parques de estacionamento inicialmente previstos para o estádio, esta área foi utilizada, intensivamente, como estacionamento desregrado.

Um uso que contribuiu para degradar o espaço, com a ocupação e deterioração dos passeios e de zonas que foram inicialmente ajardinadas.

Notícia em desenvolvimento

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE