Jumbo muda de nome. Agora é Auchan. Olha o passarinho!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 05-04-2018

 A Auchan Retail Portugal vai investir 90 milhões de euros no mercado português, valor que inclui a mudança da marca Jumbo para a Auchan, anunciou hoje a empresa.

PUBLICIDADE

Resultado de imagem para auchan

 

PUBLICIDADE

“Já não tínhamos este valor de investimento há muitos anos”, afirmou o diretor-geral, Pedro Cid, numa conferência de imprensa em Lisboa, onde anunciou que a marca Jumbo em Portugal vai dar lugar à marca Auchan.

O responsável salientou o valor do investimento para os próximos dois anos, quando comparado com os cerca de 60 milhões de euros investidos em 2017.

PUBLICIDADE

Deste total, Pedro Cid disse que entre “40 a 50 milhões de euros” são para “a mudança de marca e ‘rebranding'” e os restantes 40 milhões de euros “para novas aberturas”.

Sobre a mudança da denominação Jumbo para Auchan, o responsável afirmou: “Ter uma marca internacional também nos ajuda”.

Pedro Cid sublinhou que ter uma “marca mundial” permite à empresa “adaptar-se ao cliente português”.

Atualmente, a Auchan Retail tem 42 lojas, das quais 33 são médias e grandes e nove são My Auchan (supermercados de proximidade).

“Este ano temos condições para abrir entre 25 e 30 lojas My Auchan”, afirmou o diretor-geral, no encontro com jornalistas que decorreu em Lisboa.

“Queremos ir para o Porto e para outras cidades” com o conceito My Auchan, acrescentou, sem adiantar mais pormenores.

Relativamente ao próximo ano, Pedro Cid disse não ter detalhes sobre o número de aberturas, admitindo em “grosso modo” uma média de “30 a 40 lojas”.

Sobre quantos postos de trabalho o investimento de 90 milhões de euros vai criar, Pedro Cid disse que não havia dados. No entanto, estima-se entre 450/500 empregos anuais.

No que diz respeito ao digital, o diretor-geral afirmou que “vai haver um investimento superior” ao realizado até agora no ‘online’.

Em relação aos fornecedores portugueses, Pedro Cid adiantou que “88% da produção” da Auchan é nacional e que há um incentivo para as lojas da marca em Portugal terem uma relação com “produtores locais” (da região onde operam).

A Auchan Retail Portugal não está preocupada com a concorrência, nem com a entrada da espanhola Mercadona no mercado português, que considera ser “uma grande empresa”.

O grupo Auchan “adapta-se perfeitamente” aos locais onde opera e “está no caminho de liderança internacional”, disse, sublinhando a parceria que a empresa tem com a chinesa Alibaba.

Entretanto, na assembleia-geral de acionistas que teve lugar na quarta-feira em Coimbra, a Auchan Retail Portugal anunciou a distribuição de resultados do ano passado, no valor de 14,5 milhões de euros, o mais alto de sempre, correspondente a uma média de 2,2 salários por cada colaborador.

Em 2016, o valor tinha sido de 13 milhões de euros.

“Cerca de 7.200 a 7.300 trabalhadores têm acesso à participação e prémio individual”, disse.

De acordo com Auchan Retail Portugal, além do valor distribuído, foi ainda comunicada “a valorização de 11,25% do Fundo de ações ValPortugal”, que nos últimos dois anos se valorizou 22,6%.

“É através deste fundo que 98% dos colaboradores são acionistas da Auchan Holding e da Auchan Portugal”, refere a empresa no comunicado, apontando que é através do fundo ValPortugal que aqueles “são detentores de 27 milhões de euros”.

A Auchan Retail Portugal conta com 90% dos mais de 8.000 colaboradores com contratos de trabalho efetivos, segundo a empresa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE