Condeixa reforça oleões e sensibilização ambiental nas escolas

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 13-03-2018

 

O município de Condeixa instalou onze novos oleões (contentores de depósito de óleos alimentares usados) e desenvolveu, em paralelo, um conjunto de sessões de sensibilização junto das crianças das escolas do 1º ciclo do ensino básico para a necessidade de proceder à separação e recolha seletiva daquele resíduo.

condeixa crianças

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Os novos equipamentos distribuídos pelo espaço público do concelho foram adquiridos pelo município no âmbito do projeto “RECICLA”, comparticipado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), no âmbito do Portugal 2020.

Esta medida tem como objetivo reforçar a rede de recolha seletiva de óleos alimentares usados, proporcionando aos munícipes uma melhor acessibilidade aos pontos de deposição.

Em complemento com esta medida, o município desenvolveu nas escolas do 1º ciclo de ensino básico a campanha de sensibilização ambiental “Dar a Volta”, no âmbito do Plano de Educação Ambiental|2018.

oleões condeixa

Sob o mote “Dê a volta à questão: óleo alimentar usado deposite no oleão!”, a campanha pretendeu promover o cumprimento dos procedimentos corretos de deposição deste resíduo, nos contentores específicos para o efeito – os oleões – e, simultaneamente, fomentar a sua valorização por reciclagem, quer através da produção de biodiesel, quer pela produção caseira de velas e sabonetes artesanais.

O objetivo essencial passa por combater os efeitos nefastos do seu descarte incorreto, a nível individual e coletivo, nomeadamente o entupimento das canalizações e a contaminação da água, implicando um aumento dos custos de reparação de infraestruturas e tratamento nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

As sessões de esclarecimento, promovidas em articulação com o serviço de Educação, decorreram nas escolas do 1º ciclo do ensino básico com recurso a uma abordagem direta a este público-alvo, através de contacto pró-ativo, tendo sido distribuídos folhetos que consolidam e prolongam a mensagem veiculada, esperando-se que cheguem a familiares e amigos.