“27% dos trabalhadores do CHUC não possui a escolaridade obrigatória de 12 anos”

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 23-02-2018

 

Foi assinado um acordo de colaboração entre o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) no âmbito do programa Qualifica, protocolo que tem a duração de um ano podendo o mesmo ser renovável por iguais períodos.

CHUC

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

O programa Qualifica foi desenvolvido pelo Governo e constitui-se como uma estratégia integrada de formação e qualificação de adultos, tendo como premissa fundamental não só a valorização das aprendizagens que os adultos foram adquirindo ao longo da vida, mas também a possibilidade efectiva de aumentarem e desenvolverem competências através de formação qualificante.

Em comunicado enviado a NDC o CHUC adianta que “tendo em conta que 27% dos trabalhadores do CHUC não possui a escolaridade obrigatória de 12 anos, esta certificação reveste-se de extrema utilidade para a Instituição”.

Reconhecendo que a qualificação dos seus trabalhadores é um recurso fundamental ao seu desenvolvimento, o Conselho de Administração tem vindo a promover um esforço de formação dos seus trabalhadores,  a que importa dar continuidade através deste projecto, concretizando e valorizando, assim, o  investimento em capital humano.

O CHUC salienta o facto de se encontrarem a frequentar o Programa Qualifica, 120 trabalhadores, distribuídos por dois níveis de formação: nível básico e nível secundário.

A selecção dos trabalhadores incluídos, nesta fase, resultou de um processo prévio de sessões de “Orientação ao Longo da Vida”, (diagnóstico, informação, orientação e encaminhamento de percursos de qualificação), feitas pelo IEFP aos trabalhadores do CHUC, com as respectivas ofertas de formação mais adequadas às suas necessidades (educação, formação profissional ou dupla certificação).