Terras de Sicó com Rede das Aldeias do Calcário para atrair mais turistas

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 16-01-2018

Os seis municípios que integram a Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó vão criar a Rede das Aldeias do Calcário para valorizar este produto endógeno e potenciar o turismo, disse hoje à agência Lusa o presidente desta entidade.

PUBLICIDADE

casmilo

“Sendo o calcário uma referência comum aos seis concelhos e as construções em calcário uma das outras referências, achámos como algo estratégico para o futuro desta região, que tem outras valências, mas esta não está devidamente explorada, constituir esta rede como forma de valorização desse património único e como forma de união e de promoção turística e cultural dessas aldeias”, afirmou à agência Lusa Nuno Moita, presidente da Câmara de Condeixa-a-Nova.

PUBLICIDADE

Segundo o autarca, numa primeira fase o projeto engloba uma aldeia por cada um dos concelhos da Terras de Sicó: Casmilo (Condeixa-a-Nova), Chanca (Penela) e Cotas (Soure), no distrito de Coimbra; e Granja (Ansião), Poios (Pombal) e Ariques (Alvaiázere), distrito de Leiria.

Outras seis aldeias foram selecionadas numa segunda fase: Marques (Alvaiázere), Aljazede (Ansião), Poço (Condeixa-a-Nova), Aldeia do Ferrarias (Penela), Aldeia do Vale (Pombal) e Pombalinho (Soure).

PUBLICIDADE

publicidade

“Este é um projeto que considero estratégico”, declarou Nuno Moita, destacando que “é a primeira vez que a Terras de Sicó faz um projeto nesta lógica de rede de aldeias”.

O investimento previsto é na ordem dos 200 mil euros, repartido pelas seis câmaras e associação.

“Os municípios estão a concorrer a uma medida que a associação Terras de Sicó é gestora em termos de fundos comunitários e evidentemente não poderá ser ela a analisar esta candidatura”, referiu, remetendo esta decisão para o Programa de Desenvolvimento Rural no âmbito da medida de Renovação de Aldeias.

As aldeias vão ter uma unidade de apoio à visitação, feita em calcário, que serve como elemento identificador da integração na rede.

À Terras de Sicó, com sede em Redinha, concelho de Pombal, caberá fazer o investimento de interligação territorial das aldeias, através de itinerários e sinalética, entre outros aspetos.

“Essas aldeias terão de ter áreas de reabilitação urbana no sentido de as regras de construção serem bem definidas, utilizando o calcário como fator distintivo para não perderem a sua característica e identidade”, esclareceu o responsável, realçando o papel dos particulares na valorização do seu património e das câmaras.

Acreditando que o projeto será iniciado este ano, Nuno Moita acrescentou que se segue depois a sua consolidação e alargamento a outras aldeias.

O território Terras de Sicó engloba a totalidade da área dos municípios de Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure em torno do maciço da Serra de Sicó, com uma área aproximada de 1.500 quilómetros quadrados, segundo o sítio na Internet da associação.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE