Somos Coimbra afirma que ajudou a “matar o vírus” do site da Câmara de Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 16-01-2018

 

PUBLICIDADE

O movimento Somos Coimbra, liderado por José Manuel Silva, afirma que “inconformado com a vergonha que constituía para Coimbra e com as dificuldades e riscos que colocava aos munícipes, o movimento Somos Coimbra criticou e insistiu durante meses para que fosse resolvido o problema do vírus que assolava quem consultasse o Portal da CMC.Lamentavelmente, não foi possível uma resposta moderna e proactiva por parte do Senhor Presidente da Câmara”.  

cmc

PUBLICIDADE

Em comunicado enviado a NDC, o Somos Cimbra diz que “Perante o impasse, o Eng. Carlos Domingues efectuou um estudo sobre o problema, verificando que, tendo o vírus alguma sofisticação, tal situação seria devida à significativa desactualização e fragilidade do software do Portal da CMC”.

No mesmo documento podemos ler que “o movimento Somos Coimbra enviou o relatório efectuado pelo Eng. Carlos Domingues, com a avaliação informática e a possível solução, para o Senhor Presidente da Câmara Municipal, como um contributo construtivo para a resolução do problema do vírus informático. Recorde-se que este vírus, detectado por Notícias de Coimbra em 2015, encaminhava as pessoas para sites maliciosos, oferecendo sorteios de brindes a quem enviasse alguns dados pessoais”.

PUBLICIDADE

publicidade

O movimento do vereador da Câmara de Coimbra adianta que, finalmente, com alguma insistência pelo meio, ao fim de cerca de um mês os serviços da Câmara procederam a uma actualização parcial do referido software, o que se revelou suficiente para ‘matar’ o vírus em causa, que inibia os munícipes de aceder ao Portal da Câmara e certamente terá provocado prejuízos a muitos.

O movimento Somos Coimbra afirma que tem a satisfação de informar os munícipes de Coimbra que já podem aceder com segurança ao Portal da CMC, pois já não serão ameaçados pelo referido vírus informático.

Sendo a solução fácil e acessível, estranha-se que o Senhor Presidente da Câmara Municipal tenha permitido o arrastar no tempo, ao longo de muitos meses, daquela inaceitável ameaça informática, mais parecendo que preferia que os munícipes receassem consultar o Portal da CMC, lamenta o movimento do ex-Bastonário da Ordem dos Médicos.

Todavia, o movimento Somos Coimbra insiste que o Portal seja modernizado, democratizado e redesenhado, para se tornar mais amigo e transparente para o utilizador.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE