Nova receção do Portugal dos Pequenitos mexe com a circulação na baixa de Santa Clara

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 08-01-2018

A Câmara Municipal de Coimbra emitiu parecer prévio favorável para a construção do novo edifício que servirá para uma nova recepção do Portugal dos Pequenitos.

PUBLICIDADE

portugal dos pequenitos

O executivo municipal isentou a Fundação da Fundação Bissaya Barreto da obrigatoriedade de construir 33 lugares de estacionamento. É alegado que o Parque do Convento São Francisco (que quando abrir o Parque das Cortes começará a cobrar o parqueamento será pago) disponibiliza  lugares suficientes para as duas infraestruturas.

PUBLICIDADE

Caso o projecto vá para a frente, existirá a necessidade de proceder a alterações na circulação rodoviária e pedonal em ruas que circundam o parque temático da Fundação Bissaya Barreto, nomeadamente nas ruas Feitoria dos Linhos, José Vicente Raposo e António Augusto Gonçalves.

Paulo Leitão lembrou que o terreno sito junto ao futuro edifício dava para fazer um silo. O problema são as cheias, dizem Carlos Cidade e Manuel Machado. Por isso é que eu falo em silo, respondeu o vereador social democrata. Então e o património mundial, contrapõe o Vice-Presidente da Câmara. Lembram-se do relógio de sol, advertiu o Presidente da autarquia de Coimbra, dando a entender que é agora ou nunca.

PUBLICIDADE

publicidade

Ana Bastos e Francisco Queirós lamentaram que o processo não venha acompanhado por mapas e imagens que permitam uma melhor apreciação do pedido.

O parecer prévio para a execução do novo edifício foi aprovado por unanimidade pelos 11 eleitos do executivo municipal de Coimbra.

Recordamos que a  Fundação Bissaya Barreto promoveu um concurso de ideias para o novo edifício da receção do Portugal dos Pequenitos, convidando 25 jovens arquitetos, com obra feita, de todo o País.

Venceu o projeto do atelier SUBVERT STUDIO, eleito entre 11 propostas concorrentes. O edifício remete para as formas das velas das embarcações dos Descobrimentos, e reflete a diversidade e a vontade portuguesa de viajar e partir à descoberta.

O novo edifício situa-se no extremo oposto à atual entrada e cumpre várias funções: bilheteira, sala para festas de aniversário, área para pista de gelo/ringue de patinagem, loja e espaço de restauração. Permite ainda ao visitante a visualização sobre toda a área do Portugal dos Pequenitos.

A área circundante de acesso ao edifício é beneficiada com espelhos de água e um percurso verde, alusivo à imagem de bosque e recuperando o desenho dos jardins clássicos, com recurso ao bucho, um elemento sempre presente na obra de Bissaya Barreto.

O envidraçado permite, à medida que nos aproximamos, ver mais do interior do parque, numa crescente descoberta e aumento de expectativa.

O ponto de partida conceptual do projeto é, nas palavras do atelier SUBVERT STUDIO: “a própria base da cultura portuguesa – o percurso, a viagem e as descobertas.

O júri do concurso de ideias de arquitetura para o novo edifício de receção do Portugal dos Pequenitos, constituído por representantes da Fundação Bissaya Barreto, da Câmara Municipal de Coimbra, do Turismo do Centro de Portugal, da Direção Regional de Cultura do Centro, da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Coimbra e da Consultal, elegeu de forma consensual a proposta apresentada pelo atelier SUBVERT STUDIO.

Os critérios subjacentes à escolha foram: o valor icónico e filosófico – criatividade e diferenciação; o valor funcional – articulação entre os requisitos operacionais do edifício, a envolvente e o parque; a solução construtiva; a exequibilidade da solução proposta tendo em conta o custo.

O edifício da receção é a primeira fase do projeto de expansão do Portugal dos Pequenitos, que inclui a construção de novos edifícios representativos do Portugal contemporâneo, novos recursos pedagógicos e uma remodelação ao nível de todo o parque, sobretudo ao nível de novas abordagens e conteúdos identitários da cultura de cada uma das regiões e países nele representado.

O próximo passo a desenvolver é a realização do estudo prévio do edifício da receção, com a definição das especificidades técnicas e orçamentais e a respetiva aprovação camarária

CMC 8 JANEIRO-page-283CMC 8 JANEIRO-page-263 CMC 8 JANEIRO-page-264 CMC 8 JANEIRO-page-265 CMC 8 JANEIRO-page-266 CMC 8 JANEIRO-page-267 CMC 8 JANEIRO-page-268 CMC 8 JANEIRO-page-269 CMC 8 JANEIRO-page-270 CMC 8 JANEIRO-page-271 CMC 8 JANEIRO-page-272 CMC 8 JANEIRO-page-273 CMC 8 JANEIRO-page-274 CMC 8 JANEIRO-page-275 CMC 8 JANEIRO-page-276 CMC 8 JANEIRO-page-277 CMC 8 JANEIRO-page-278 CMC 8 JANEIRO-page-279 CMC 8 JANEIRO-page-280 CMC 8 JANEIRO-page-281 CMC 8 JANEIRO-page-282

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE