Preço da eletricidade baixa e aumenta em 2018

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 01-01-2018

A chegada de 2018 vai trazer alterações nos preços de vários bens e serviços, sendo esperados aumentos nos transportes, nas rendas de casa, nas portagens e nos refrigerantes, entre outros, mas também descidas, designadamente na eletricidade em mercado regulado.

PUBLICIDADE

publicidade

carro electrico

PUBLICIDADE

As tarifas de eletricidade no mercado regulado vão baixar 0,2% para os consumidores domésticos a partir deste primeiro mês do ano, abrangendo cerca de 1,2 milhões de clientes domésticos, o que representa uma diminuição de nove cêntimos numa fatura média mensal de 45,7 euros.

Os preços da eletricidade não desciam desde 2000, ano em que registaram uma redução de 0,6%, depois de no ano anterior terem recuado 4,7%.

A Goldenergy, operador no mercado livre de eletricidade, vai disponibilizar o regime equiparado ao das tarifas transitórias ou reguladas de luz, o que significa que, a partir de hoje, os preços que a empresa pratica podem descer para o universo dos seus clientes que optem pelo regresso à tarifa equiparada ao mercado regulado.

Já no mercado livre, a EDP Comercial, que tem cerca de quatro milhões de clientes, não vai ter o regime equiparado ao das tarifas transitórias ou reguladas, dando duas opções aos clientes: mudar para um fornecedor em mercado livre que adote o novo regime ou para a EDP – Serviço Universal (que está no mercado regulado).

É que na EDP Comercial o preço da eletricidade vai aumentar em média 2,5% este ano, devido à subida do preço da energia do mercado grossista no último ano na ordem dos 24%.

A Lusa contactou os restantes operadores para saber se vão disponibilizar o regime equiparado ao das tarifas transitórias ou reguladas de luz, mas até ao momento não obteve resposta.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE