Pedro Roxo entronizado Confrade de Honra dos Confrades da Briosa

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 30-11-2017

O Presidente da Académica, Pedro Roxo, vai ser entronizado “Confrade de Honra” dos Confrades da Briosa, durante a realização do V Grande Banquete desta tertúlia alfacinha que se realiza no dia 6 de Dezembro, às 20:30, no restaurante da Baixa lisboeta, Coimbra Taberna.

PUBLICIDADE

publicidade

pedro roxo

PUBLICIDADE

Os Confrades da Briosa reúnem associados da Casa da Académica em Lisboa, da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra em Lisboa e muitos simpatizantes da Académica, unidos pela paixão e amor à Briosa e às tradições académicas de Coimbra.

A “Oração de Sapiência” está a cargo do Confrade de Honra, Daniel Sanches, que falará da matriz única da Académica, dos seus valores culturais e históricos que a tornam uma Instituição ímpar no panorama desportivo nacional.

A entronização de Novos Confrades de Honra reveste-se de especial solenidade pelo seu significado.

O Presidente da Académica, Pedro Roxo, entronizado Confrade de Honra, não deixará de falar na sua alocução protocolar na grandeza da Académica e nos desafios que se lhe colocam nos dias hoje.

Serão também entronizadas Confreiras de Honra, Teresa Anjinho e Andreia Madeira.

Desta forma, Os Confrades da Briosa honram personalidades que pelo seu exemplo de academismo merecem público reconhecimento.

Os Confrades da Briosa regem-se por um directório e rituais alusivos aos costumes e vivências coimbrãs. Pugnam também pela defesa da gastronomia pelo que o cardápio a degustar terá inspiração em alguns dos melhores sabores de restaurantes e tascas de Coimbra que o tempo não apaga da memória destes académicos.

A tertúlia será presidida pelo Confrade-Mor, Joaquim Couto que não deixará de ordenar o toque dos chocalhos regimentais sempre que for necessário impor “ordem” e silêncio.

A tertúlia académica Os Confrades da Briosa terminará, como sempre, com o Canto e a Música de Coimbra e o F-R-Á da Despedida.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE