Caloiros mandam shots para o cocktail vodka-rosa

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 13-11-2017

A reunião de hoje foi a primeira sessão aberta do executivo municipal  de Coimbra resultante das eleições autárquicas de 01 de outubro deste ano, formado por cinco membros do PS, três do PSD (eleitos no âmbito da coligação deste partido com o CDS-PP, o PPM e o MPT), dois do Somos Coimbra (SC) e um da CDU, sob a presidência do socialista Manuel Machado, que foi reeleito.

PUBLICIDADE

ve

O novo executivo municipal de Coimbra. Da esquerda para direita: Francisco Queirós (CDU), Carina Gomes, Jorge Alves, Regina Bento, Carlos Cidade, Manuel Machado (PS), Madalena Abreu, Paulo Leitão, Paula Pêgo (PSD/CDS/MPT/PPM), José Manuel Silva e Ana Silva (SC), eleita que disse ao líder da autarquia que prefere ser tratada por Ana Bastos.

Um dos poucos “populares” presentes na reunião resumiu assim o que se passou na 8 de Maio: Os “caloiros” Madalena Abreu, José Manuel Silva e Ana Bastos estavam entusiasmados  “a mandar shots” para a para a “bancada vodka-rosa”, que não gostou da conversa. Na hora da despedida destas 3 horas e meia “à moda de Coimbra”, numa “cena tipo  assim nem a(c)ta nem desata”  não chegou a ser necessário emitir um aviso Laranja ou Vermelho.  “Pintou um clima” entre o azul e o amarelo. Vamos aguardar pela “próxima rodada”.

Têm pelouros atribuídos todos os eleitos pelo PS e o representante da CDU, mas Manuel Machado ainda não revelou o que vai deixar fazer aos vereadores da “situação vodka-rosa”.

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara também convidou eleitos do PSD para assumirem funções de vereador com pelouros, mas estes não aceitaram. O movimento Somos Coimbra declarou, há algum tempo, não estar disponível para assumir pelouros.

Os jornalistas podem estar presentes em todas as reuniões ordinárias mas estão impedidos de consultar o que é analisado e votado pelo executivo municipal, o que acontece desde a “reencarnação” de Manuel Machado (2013). 

PUBLICIDADE

publicidade

Recordamos que na “outra “encarnação” de Manuel Machado (1989-2001) e no tempo do “pretérito prefeito” Carlos Encarnação e do seu “herdeiro” Barbosa de Melo  (2001-2013) a comunicação social tinha acesso aos documentos.

Em comunicado que chegou à nossa redacção antes do inicio da reunião da autarquia, o novo Presidente do PSD de Coimbra, Nuno Freitas, informava que reuniu na noite de ontem com os Vereadores do PSD na Câmara de Coimbra, Madalena Abreu, Paulo Leitão e Paula Pêgo, para definição da estratégia política do PSD no Executivo Municipal

Escreveu que os sociais-democratas de Coimbra agradecem “o convite individual por parte de Manuel Machado a vereadores do PSD com evidentes competências adicionais úteis para Coimbra”, mas não aceitaram “integrar o executivo municipal em nome dos princípios de transparência e alternância democráticas, sem prejuízo de entendimentos transversais sobre matérias estratégicas com as restantes forças políticas”, afirmam numa nota da Concelhia, hoje divulgada.

O PSD “vai exercer oposição de forma construtiva e aberta à participação dos cidadãos e entidades de Coimbra, apresentando regularmente propostas alternativas à gestão socialista do município”, assegura ainda, no mesmo comunicado, aquele órgão dos sociais-democratas.

Adiantava que o “Reforço da segurança pública, Parque Verde do Mondego e Modelo de Gestão do Convento S. Francisco são temas prioritários para o PSD.

Nuno Freitas "apoia" vereadores do PSD Madalena Abreu, Paulo Leitão e Paula Pêgo

Nuno Freitas “apoia” vereadores do PSD Madalena Abreu, Paulo Leitão e Paula Pêgo

Nuno Freitas esteve presente numa parte da reunião, mas não ficou até ao fim, senão tinha constatado que situação e oposição estão quase sempre de mãos dadas na hora de votar o que há para aprovar, muitas vezes por atacado.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE