Fogo destruiu casas na Lousã e em Vila Nova de Poiares

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 15-10-2017

O incêndio que começou hoje na Lousã e alastrou a Vila Nova de Poiares destruiu pelo menos três casas, uma delas de primeira habitação, disse o presidente da Câmara Municipal à agência Lusa.

PUBLICIDADE

Além da habitação de uma família de emigrantes, na aldeia do Forcado, no limite dos dois municípios do distrito de Coimbra, o fogo queimou duas casas de segunda residência, no concelho de Poiares, adiantou o autarca João Miguel Henriques.

Cerca das 17:00, afirmou, o incêndio estava “completamente descontrolado” e progredia em direção ao concelho vizinho de Penacova, em cujo território já lavrava a essa hora, designadamente na zona da Serra da Atalhada.

PUBLICIDADE

“Por precaução”, várias moradores, sobretudo doentes e idosos, foram retirados das suas habitações, referiu.

João Miguel Henriques indicou que o fogo propagou-se durante algum tempo “na área urbana e perto das habitações”, em Vila Nova de Poiares, devastando quintais, pomares, vinhas e terrenos incultos.

PUBLICIDADE

publicidade

“Eu próprio tive de combater as chamas que se aproximavam da minha casa”, acrescentou.

Ressalvando que, de momento, “é muito difícil fazer uma contabilização” dos imóveis arrasados à passagem do fogo, o presidente da Câmara informou que foram destruídos “vários armazéns” e empresas de sucata, na zona de Vila Chã e Entroncamento de Poiares, próximo da estrada da Beira (EN 17).

No concelho da Lousã, este incêndio destruiu antes a antiga Fábrica de Papel do Boque, em Serpins, classificada como imóvel de interesse municipal, além de edificações que não eram habitadas.

O fogo começou às 08:41, próximo de Vilarinho, concelho da Lousã, e está agora a ser combatido por 465 operacionais, apoiados por 127 viaturas e três meios aéreos, de acordo com a página na internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, atualizada às 18:00.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE