Lousã recebe no sábado conferência sobre a abolição da pena de morte

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 05-10-2017

A Arte-Via Cooperativa, da Lousã, distrito de Coimbra, organiza no sábado uma conferência sobre a “Abolição da pena morte e cidadania europeia” para assinalar a promoção dos direitos humanos e da tolerância.

PUBLICIDADE

Web

A iniciativa conta com a participação do presidente da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e diretor do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Silvestre de Almeida Lacerda, disse à agência Lusa Filomena Amaral, presidente da instituição lousanense.

PUBLICIDADE

“Comemoramos sempre este tipo de efemérides que estão relacionadas com os direitos humanos”, frisou a dirigente.

A pena de morte foi abolida em Portugal há cerca de 150 anos, em julho de 1867, no período da monarquia constitucional, quando reinava Luís I.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo Filomena Amaral, este é um tema “muito caro à Arte-Via, que procura promover iniciativas relacionadas com os deveres cívicos”.

Desde 1999, data em que foi fundada, a Arte-Via Cooperativa tem contribuído para “o desenvolvimento cultural, num sentido abrangente, da região em que estamos integrados”.

A conferência sobre a “Abolição da pena morte e cidadania europeia” decorre no auditório da Biblioteca Municipal da Lousã, a partir das 15:00 de sábado.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE