Somos Coimbra defende política de reindustrialização da cidade

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 16-09-2017

O candidato à Câmara do movimento independente ‘Somos Coimbra’, José Manuel Silva, defendeu hoje uma política de reindustrialização da cidade através de um pacto para o desenvolvimento e competitividade liderado pelo município.

PUBLICIDADE

josé manuel silva

“É evidente que [a reindustrialização] não decorre de um investimento direto da Câmara, mas de uma ação direta da Câmara na criação de condições para voltar a tornar o concelho de Coimbra atrativo e competitivo para o investimento empresarial”, disse à agência Lusa, durante uma visita à zona da Pedrulha, que já acolheu um grande parque industrial.

PUBLICIDADE

Segundo o candidato, Coimbra deixou de ser um concelho competitivo para atrair investimento empresarial “por inação da Câmara”, que tem um gabinete de apoio sem direção há dois anos.

O gabinete “não funciona e não apoia nenhum investidor nem qualquer tipo de investimento e tem lá uma série de processos bloqueados, nomeadamente do parque industrial de Eiras”.

PUBLICIDADE

publicidade

“O município tem de criar efetivamente um verdadeiro gabinete que funcione, com quadros em número suficiente e que seja proativo na atração de investidores, na resposta às suas necessidades e na procura de soluções para aquilo que são os problemas que os empresários têm de resolver para se instalar”, defendeu.

José Manuel Silva, ex-bastonário da Ordem dos Médicos, acusou ainda o atual presidente da autarquia, o socialista Manuel Machado, de ter bloqueado há quatro anos o Coimbra iParque, parque de ciência e tecnologia instalado em Antanhol.

“Com esta falta de vontade expressa de captar investimentos não há criação de emprego e há degradação das zonas que rodeavam os polos industriais, como é o caso do Loreto e Pedrulha”, salientou o candidato, acrescentando que se Coimbra não se reindustrializar vai “continuar a degradar-se e a decair como tem acontecido” nos últimos anos.

De acordo com José Manuel Silva, a Câmara tem repousado nos indicadores sociais, “que são acima da média, mas que decorrem da sorte de Coimbra ter uma boa universidade e um grande hospital”.

O candidato do movimento ‘Somos Coimbra’ lembrou que “outros concelhos têm uma enorme atividade empresarial” e vivemos “no mesmo país, com a mesma legislação e fundos europeus”.

“Por responsabilidade do presidente da Câmara de Coimbra foi menosprezado o investimento empresarial e isto é preciso mudar”, sublinhou.

José Manuel Silva defende que a “reindustrialização leva à requalificação dos espaços nas regiões periféricas da cidade e essa será uma das prioridades da candidatura Somos Coimbra”.

Nas eleições autárquicas de 01 de outubro, são candidatos à Câmara de Coimbra o atual presidente da Câmara, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Vítor Ramalho (PNR), Jaime Ramos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), José Manuel Silva (Somos Coimbra) e Vítor Marques (PAN).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE