Coimbra evoca Torga no 110.º aniversário do seu nascimento

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 07-08-2017

 

PUBLICIDADE

No próximo sábado (12 de agosto) cumpre-se mais uma data evocativa do nascimento de Miguel Torga, a 12 de agosto de 1907, em Sabrosa, Vila Real.

Miguel Torga

PUBLICIDADE

Para difundir a memória da obra do poeta e prosador (e médico Adolfo Rocha), assim como o espaço onde viveu, a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) evoca este grande vulto da literatura, através de uma programação que engloba a abertura da Casa-Museu, uma visita guiada com percurso dedicado à vivência de Torga em Coimbra, uma palestra e um apontamento musical.

No dia em que, excecionalmente, a Casa-Museu tem acesso gratuito, os interessados em visitar o espaço poderão fazê-lo a partir das 14:30. A Casa-Museu tem como missão divulgar a obra literária de Miguel Torga, preservar e expor publicamente objetos, da mais variada índole, relacionados com a identidade e a personalidade desta figura maior das letras, que elegeu Coimbra para viver e trabalhar.

PUBLICIDADE

publicidade

O período da tarde é preenchido com programação que extravasa os limites da Casa-Museu, já que a CMC propõe a visita guiada Coimbra dos Escritores: Coimbra n’“A Criação do Mundo” de Miguel Torga, a partir das 15:00.

Trata-se de um roteiro feito a pé e de autocarro, que percorre alguns dos locais ligados às vivências do escritor/médico em Coimbra. O percurso parte do Largo D. Dinis (onde é feita uma alusão ao Liceu D. João III e aos antigos edifícios dos Hospitais Universitários de Coimbra), até ao Largo Marquês de Pombal (antigos laboratórios Chimico e de Física). Seguidamente o grupo é conduzido à zona do Quebra-Costas, em direção ao Largo da Portagem, onde serão referenciados ecomentados o consultório e o Monumento a Miguel Torga.

O grupo desloca-se depois ao Largo das Ameias, para apanhar o autocarro (linha n.º 103 dos SMTUC), pagandocada participante o seu título de transporte (1,60 euros), em direção à Casa-Museu Miguel Torga, terminando o circuito torguiano com uma visita guiada ao espaço localizado na Praceta Fernando Pessoa, n.º 3.

A participação neste percurso torguiano requer inscrição, na Casa Municipal da Cultura, à Rua Pedro Monteiro (presencialmente ou através do telefone n.º 239 702 630).

A evocação da efeméride integra, ainda, uma demonstração de Encadernação, a cargo de Maria do Céu Ferreira (da “Chronospaper”), às 16h00.

Isabel_Mateus_visita_CMMTorga

Às 17h00 realiza-se uma palestra, intitulada “Os autores com que crescemos: o legado de Miguel Torga na minha obra”, por Isabel Mateus (escritora, doutorada em Literatura Portuguesa, pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido).

O momento conta também com uma breve intervenção de Cristina Borges Rocha, ilustradora dos livros de Isabel Mateus.

A partir das 18h00, cabe ao Quarteto de Instrumentos de Sopro da Orquestra de Sopros de Coimbra encerrar, com um apontamento musical, o programa que evoca o Nascimento de Miguel Torga.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE