José Manuel Silva tem 4 000 assinaturas para se candidatar à Câmara de Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 06-07-2017

José Manuel Silva revelou na apresentação da sua sede de campanha que já conseguiu angariar as 4000 assinaturas que o movimento Somos Coimbra necessita para formalizar a candidatura à Câmara Municipal de Coimbra (CMC).

PUBLICIDADE

josé manuel silva

O espaço foi inaugurada hoje, 6 de junho, na  Rua Ferreira Borges, 42, 2º andar. Está situado no coração da mágica Baixa de Coimbra”, afirma o Somos Coimbra.

PUBLICIDADE

A escolha da sede entre a Porta de Almedina e a Praça Velha representa bem a vontade de reanimar a Baixa, a cidade e o concelho” diz a candidatura que afirma que a mesma “continua a aproximar-se a passos largos da Câmara”  e “já está a 100 metros da Câmara”. O GPS diz que daqui até aos Paços do Concelho são 260 metros, constatou NDC.

IMG_6998

PUBLICIDADE

publicidade

A sessão contou com as intervenções de José Manuel Silva, da candidata à Presidência da Assembleia Municipal de Coimbra (AMC) – Filomena Girão, de Seabra Santos – Mandatário do Movimento Somos Coimbra e Bernardo Nogueira –  Mandatário para a Juventude.

FILOMENA GIRÃO

Enquanto candidata à Assembleia Municipal, Filomena Girão “tem como objectivo principal “promover a participação de todos, com rigor e competência, promover o exercício da nossa cidadania”.

O nosso voto é importante, sim, frisou Filomena Girão, antes de lembrar que “os votos das últimas eleições em Coimbra demonstram um descontentamento e um desânimo, que, por si só, justificam o Somos Coimbra”.

A candidata à AMC acrescentou na sua intervenção que “os números desassossegam. Os números desassossegam-nos, sim. E esta descrença é maior nos jovens de Coimbra. Eu sou mãe de 3 filhos, dois dos quais já votavam em 2013. E não acredito que os jovens não queiram saber quem os governa e como os governa.Pelo contrário, acredito que os nossos jovens estão muito preocupados com o seu futuro, com a sua vida em Coimbra”.

“Ouvi há dias os Deolinda e dei conta que estou farta dos “Agora não”!  Cantei alto todos os Agora Sim! Cantei mal, desafinada, mas com convicção! É o tempo do “Agora sim”! Agora Sim!  vou identificar os problemas” .

Agora Sim!, vou assumir a minha responsabilidade. Agora Sim!, vou participar na solução. Agora Sim!, vou participar, promete Filomena Girão.

josé manuel silva

 

José Manuel Silva começou por anunciar que quer “mudar Coimbra, vai mudar Coimbra, que sabe o que Coimbra precisa, que está preparados para dar um futuro melhor a Coimbra. Não é por acaso que é a primeira candidatura a inaugurar a sua sede de campanha, salienta.

O candidato à CMC aproveiou o momento para questionar: Qual é a história recente de Coimbra? A avenida central da cidade foi aprovada na Câmara há 55 anos e ainda não está feita. O novo Palácio da Justiça tem terreno reservado há 47 anos e continua uma miragem. Em 30 anos, o grave problema de estacionamento dos HUC ainda não foi resolvido. Ao fim de 23 anos o Metro Mondego gastou 100 milhões de euros para retirar o comboio às populações.Há um ror de anos que se fala em devolver à cidade o espaço da Penitenciária de Coimbra, um ponto de interrupção e descontinuidade da malha urbana, e nada acontece”.

Como no Porto e em França, está na hora de dar oportunidade aos independentes. Libertar a Câmara de Coimbra das teias de interesses e dos boys partidários, apostar e respeitar criteriosamente o mérito das pessoas e decidir exclusivamente com base no interesse público já fará uma colossal diferença positiva no funcionamento da Câmara e do concelho. Sabemos o que Coimbra precisa, queremos mudar Coimbra, vamos mudar Coimbra, afiança José Manuel Silva.

Durante meia hora, o putativo candidato à sucessão de Manuel Machado repetiu muito do que já tinha dito na sessão em que anunciou a sua candidatura, tendo apresentado ideias que são comuns aos outros 5 candidatos à CMC.

Finalmente, uma novidade: José Manuel Silva anunciou, em primeira mão, que “reuniu as 4000 assinaturas exigidas por lei para formalizarmos a candidatura do movimento cívico Somos Coimbra ao município de Coimbra, embora mantenhamos a recolha, pois queremos apresentar muito mais que o mínimo, para salvaguardar qualquer situação e porque recolher as assinaturas é também uma excelente ocasião para falar com as pessoas e ouvir e registar as suas sugestões.

José Manuel Silva confirmou ainda que já tem candidatos a praticamente todas as Freguesias e Uniões de Freguesia do concelho e continua “a trabalhar afincadamente nas restantes, onde estamos a desenvolver fortes contactos”. Não apresenta candidatura a Souselas “porque esta freguesia já é bem liderada por um independente; não faria sentido um independente contra um independente”

Aproveitou o momento para apresenta os primeiros candidatos a Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia do concelho de Coimbra, mas nem todos estiveram presentes na inauguração da sede campanha.

E os candidatos a 14 das 18 freguesias de Coimbra são: Brasfemes – ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­Rui Manuel Machado Ferreira, eira – ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­Carlos Manuel Correia de Almeida, Cernache – (mandatária) Maria Margarida Tavares Gonçalves­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­, Santo António dos Olivais – ­­­­­­­­­­­­­­­Ana Maria Goulão Machado, São Silvestre – José Manuel Gândara Gaspar, Torres do Mondego – ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­Sónia Teresa Maia Teles, União das freguesias de Antuzede e Vil de Matos – Cláudio José Temudo Machado, União das freguesias de Assafarge e Antanhol – Carla Margarida Simões Ribeiro, União das freguesias de Coimbra – ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­Manuel Fernando dos Santos Lobão, União das freguesias de Eiras e São Paulo de Frades – ­­­­­­­­­­­­­Ana Margarida Branco Carvalhas, União das freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas – Isabel Maria Rodrigues de Paiva, União das freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades – Maria da Graça Oliveira Mesquita e União das freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila – ­­­­­­­­­­­­­­­Maria Inês Monteiro de Almeida.

Veja tudo o que aconteceu no vídeo da nossa transmissão em directo:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE