Câmara oferece relvados a 3 clubes de Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 16-06-2017

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra irá analisar e votar a atribuição de um total de 554 mil euros destinados à reconversão para relva sintética de três campos de futebol de outros tantos clubes do concelho. São eles o Sanjoanense Atlético Clube, o Clube de Futebol S. Silvestre e o Club Desportivo de Assafarge.

PUBLICIDADE

relvado (1)

Diz a CMC que os três apoios são dados porque estes clubes candidataram ao programa da Federação Portuguesa de Futebol para melhoria de infraestruturas e nenhum deles foi contemplado com qualquer verba.

PUBLICIDADE

A autarquia não explica porque é que a Federação Portuguesa de Futebol não quis apoiar estes 3 clubes do concelho

Os 554 mil euros estão repartidos por três processos independentes, cada um deles a ser alvo de análise e votação própria por parte do executivo camarário. O mais expressivo prevê a atribuição de 239 mil euros ao Sanjoanense Atlético Clube para a requalificação do grande campo de jogos, colocando um piso de relva artificial.

PUBLICIDADE

publicidade

Para este efeito já estava previsto um apoio de 100 mil euros, que foi considerado insuficiente, tendo-se constatado a necessidade de um reforço de 139 mil euros. O apoio camarário totaliza assim 239 mil euros, que serão atribuídos por intermédio da celebração de um contrato-programa entre o Município de Coimbra e o Sanjoanense Atlético Clube.S

Segundo a CMC, a requalificação deste campo de jogos irá proporcionar a melhoria das condições da prática desportiva de futebol, criando condições fundamentais para um crescimento do número de praticantes no clube. Evita também a deslocação destes da sua área de residência para outros clubes fora do concelho de Coimbra. Deslocação que tem ocorrido devido à falta de um campo com piso relvado artificial em S. João do Campo, conforme pode ler-se neste processo.

Motivos semelhantes levam a CMC a propor a atribuição de 172 mil euros ao Clube de Futebol São Silvestre, valor que também ficará estipulado em contrato-programa. Além de motivos semelhantes aos invocados no caso do Sanjoanense, na informação respeitante ao S. Silvestre que os membros do executivo municipal irão votar, pode ainda ler-se que o valor em causa se enquadra “no esforço da Câmara Municipal de Coimbra em dotar o concelho de condições o mais semelhantes possível entre todas as entidades que desenvolvem a modalidade de futebol, refletindo-se nesta intenção o interesse municipal”.

Por último, o executivo municipal irá analisar e votar a atribuição de 143 mil euros ao Club Desportivo de Assafarge, também destinados à requalificação do campo de futebol, incluindo a reconversão do piso para relva artificial. Os argumentos para a atribuição deste montante, que ficará estipulado em contrato-programa, são parecidos aos aventados no caso do Sanjoanense e do São Silvestre.

Na informação referente ao Club Desportivo de Assafarge, pode ler-se que a direção desta coletividade “vem solicitar apoio financeiro à Câmara Municipal de Coimbra, através de ofício, reiterando que as atuais condições do campo estão a influenciar, de forma determinante, e evolução negativa do número de praticantes do clube”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE