Tráfego portuário na Figueira da Foz aumenta 7,4%

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 05-06-2017

O volume de tráfego portuário em Portugal Continental aumentou 12% no primeiro quadrimestre deste ano face ao período homólogo, para cerca de 33 milhões de toneladas, com o porto de Lisboa a liderar as subidas.

PUBLICIDADE

porto figueira

De acordo com o relatório de abril da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), o volume de tráfego portuário do continente observado entre janeiro e abril ascendeu “a cerca de 33 milhões de toneladas, ultrapassando em 12% o valor do mesmo período de 2016”.

PUBLICIDADE

Este foi “o volume de carga movimentada mais elevado de sempre nestes períodos, por reflexo de idêntica realização ocorrida nos portos de Leixões, Aveiro e Sines”.

Segundo a AMT, o comportamento “francamente positivo” do sistema portuário resulta do efeito conjugado da subida de 20,7% observada no porto de Lisboa, de 19,2% no de Aveiro e de 16,2% no de Sines e verificou-se também um “comportamento positivo” nos portos de Leixões (+6,7%) e da Figueira da Foz (+7,4%).

PUBLICIDADE

publicidade

Por oposição, os portos de Viana do Castelo, de Setúbal e de Faro “registaram variações negativas, de 3,9%, 10,9% e 64,5%, respetivamente, representando no seu conjunto uma quebra de cerca de 354 mil toneladas”.

Quanto à quota de mercado, “o porto de Sines mantém a liderança com 54,9% da quota de mercado (registando um ligeiro recuo de 0,1 pontos percentuais face ao mês anterior e um ganho de 2 pontos percentuais face a igual período de 2016)”.

No mesmo sentido, o porto de Leixões recuou “0,1 pontos percentuais para uma quota de 18,9%”, mas o de Lisboa ganhou 0,2 pontos percentuais para 11,8%.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE