Região

Presidente da República exige resposta rápida para o IC3 após visita a Penela

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 horas atrás em 08-04-2026

O Presidente da República esteve em Penela para acompanhar de perto a situação do IC3, após alertas da população local para os prejuízos causados pela degradação da via devido às tempestades.

PUBLICIDADE

Durante a visita, o Chefe de Estado confirmou que já estão em curso estudos técnicos para avaliar as condições da estrada e preparar uma intervenção.

PUBLICIDADE

A visita inseriu-se no âmbito da chamada “presidência aberta”, tendo o Presidente destacado a cooperação entre empresários, autarcas e cidadãos como essencial para encontrar soluções. “O nosso desejo é que a obra comece o mais rapidamente possível e que as pessoas possam voltar a circular livremente”, disse.

O estado da via tem causado constrangimentos significativos à atividade económica local. O Presidente da República referiu o exemplo de uma empresária da restauração que depende do tráfego na estrada, bem como de empresas que necessitam da via para transporte de mercadorias e exportações.

Questionado sobre a atuação do Governo, o Presidente considerou que “todos são necessários” neste momento, incluindo a estrutura de missão criada para dar resposta à situação. Destacou ainda o papel da responsável por essa estrutura, cuja experiência autárquica permite maior sensibilidade na resolução de problemas e na redução da burocracia.

O Chefe de Estado admitiu também que existem atrasos na atribuição de apoios, já reconhecidos pelo Governo, defendendo uma análise rigorosa das falhas para melhorar a resposta futura.

A situação resulta de fenómenos meteorológicos extremos ocorridos no final de fevereiro, que provocaram danos em várias infraestruturas. O Presidente alertou para a necessidade de preparar melhor o país para eventos semelhantes.

“Não há só um inverno. Todos os anos há um inverno, e fenómenos desta gravidade podem voltar a acontecer”, afirmou, defendendo uma maior cultura de prevenção, responsabilidade e gestão de risco.

Nesse sentido, destacou reuniões com representantes do setor segurador para encontrar formas de acelerar o apoio às populações afetadas.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE