Primeira Pรกgina

Novidade: ๐”๐‹๐’ ๐๐ž ๐‚๐จ๐ข๐ฆ๐›๐ซ๐š ๐ข๐ง๐ญ๐ซ๐จ๐๐ฎ๐ณ ๐ž๐ฆ ๐๐จ๐ซ๐ญ๐ฎ๐ ๐š๐ฅ ๐ง๐จ๐ฏ๐š ๐ ๐ž๐ซ๐š๐œฬง๐šฬƒ๐จ ๐๐ž ๐ž๐ฅ๐ž๐ญ๐ซ๐จ๐œ๐š๐ญ๐žฬ๐ญ๐ž๐ซ ๐๐ž ๐๐ž๐ฌ๐Ÿ๐ข๐›๐ซ๐ข๐ฅ๐ก๐š๐œฬง๐šฬƒ๐จ

Notรญcias de Coimbra | 6 horas atrรกs em 08-04-2026

A Unidade Local de Saรบde de Coimbra (ULS de Coimbra) realizou o primeiro implante em Portugal de uma nova geraรงรฃo de eletrocatรฉter de desfibrilhaรงรฃo, num procedimento conduzido pela equipa de Arritmologia, assinalando um avanรงo relevante no tratamento de doentes com arritmias cardรญacas.

PUBLICIDADE

O dispositivo, denominado OmniaSecureโ„ข, destaca-se por ser o mais pequeno eletrocatรฉter de desfibrilhaรงรฃo atualmente disponรญvel, com apenas 4,7 Fr de diรขmetro. Esta dimensรฃo reduzida permite uma abordagem mais precisa e potencialmente menos invasiva durante o implante, mantendo elevados padrรตes de seguranรงa e eficรกcia a longo prazo.

PUBLICIDADE

Esta nova tecnologia abre ainda portas a melhorias na terapia de ressincronizaรงรฃo cardรญaca (CRT), utilizada em doentes com insuficiรชncia cardรญaca. Ao permitir a implantaรงรฃo em zonas especรญficas do sistema de conduรงรฃo elรฉtrica do coraรงรฃo, o OmniaSecureโ„ข poderรก contribuir para uma resposta clรญnica mais eficaz e personalizada.

A ULS de Coimbra mantรฉm uma atividade contรญnua de avaliaรงรฃo e adoรงรฃo de novas abordagens terapรชuticas em arritmologia, com o objetivo de melhorar os resultados clรญnicos e a qualidade de vida dos doentes. Parabรฉns ร  equipa responsรกvel por mais este avanรงo!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE