Partidos

Nova Distrital PSD garante “liderança agregadora, dialogante e firme”

António Alves | 5 minutos atrás em 01-04-2026

Helena Teodósio toma posse como presidente da Comissão Política e quer promover um debate sobre a Regionalização.

PUBLICIDADE

A presidente do Município de Cantanhede e da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (CIMRC) vai exercer “uma liderança agregadora, dialogante e firme na observância dos princípios e valores do partido e na defesa dos interesses do distrito”.

PUBLICIDADE

Na tomada de posse, realizada terça-feira à noite no auditório da UC Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, a autarca promete um mandato onde irá “dinamizar ações e gerar consensos em torno de propostas que posicionem adequadamente o partido perante os desafios que o distrito e a região enfrentam”.

Perante o Ministro dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim, a sucessora de Paulo Leitão afirma que o seu mandato servirá para “acentuar a função de coordenação estratégica da Distrital em ações de proximidade e de reforço de mobilização com uma agenda política em que as pessoas se reconheçam e queiram ver ativada”.

“A liderança da Distrital exige proximidade às secções, diálogo permanente com autarcas e eleitos, articulação com as estruturas nacionais, respeito e valorização dos militantes e, sobretudo, capacidade para anunciar e enunciar propostas ancoradas nos valores do partido que correspondem às expectativas dos cidadãos”, frisou.

Um dos temas fraturantes que pretendem debater nos próximos meses é a regionalização. E as questões que pretendem ver faladas tem a ver com “o atual modelo de governação territorial, em particular no que respeita às Comissões de Coordenação de Desenvolvimento Regional e às comunidades intermunicipais” e se “o seu reforço e reformulação constitui uma alternativa à criação de regiões administrativas”.

Veja o Direto NDC com Helena Teodósio

Antes, o novo Presidente da Mesa da Assembleia Distrital do PSD Miguel Poiares Maduro afirmou que o mandato que agora assume representa um duplo desafio: “representar Coimbra no partido e representar o partido em Coimbra”.

“Nós temos de entender que isso não é apenas importante para Coimbra, para assegurar a representatividade que o distrito merece no partido e através do partido no país”, disse.

Depois, recordou que o momento atual é desafiante para os partidos mais antigos, pois “nunca como hoje, ao longo das últimas décadas, a insatisfação expressa pelos cidadãos com a democracia e com os partidos políticos foi tão grande”.

Veja o Direto NDC com Miguel Poiares Maduro

O encerramento coube ao ministro dos Assuntos Parlamentares, em substituição do secretário geral do PSD Hugo Soares. Carlos Abreu Amorim salientou a importãncia do trabalho desenvolvido pelas estruturas distritais do partido em conjunto com as concelhias e as estruturas TSD e JSD.

Sobre o trabalho do Governo, fez questão de lembrar as reformas que têm em curso e às quais têm sido alguma resistência por parte dos partidos da oposição. “As forças políticas parlamentares têm, por um lado, resistido às mudanças, às mudanças que importam, àquelas que fazem diferença na vida das pessoas”, frisou.

Sobre a Lei da Nacionalidade, que estará em debate na sessão plenária da Assembleia da República de 1 de Abril, afirmou que “o Chega quer introduzir nessa reapreciação do veto, quer introduzir matérias que pura e simplesmente não estavam na lei que foi vetada pelo Tribunal Constitucional”, enquanto o Partido Socialista “quer introduzir matérias que não só não estavam na apreciação do Tribunal Constitucional como quer voltar à discussão ao início”.

“Estou confiante, devo dizer, muito confiante que na hora da verdade alguém vai ter a responsabilidade de aprovar connosco esta reapreciação e que amanhã podemos ter condições para termos uma lei da nacionalidade, mas não a qualquer preço”, frisou.

Veja o Direto NDC com Carlos Abreu Amorim

Na Comissão Política Distrital, os vice-presidentes são Jorge Custódio (Pampilhosa da Serra) e José Miguel Ferreira (Miranda do Corvo). A secretária é Cláudia Feteira (Vila Nova de Poiares) e o tesoureiro é Luís Almeida (Arganil).

Os vogais são: Artur Fresco (Mira), Cláudia Pinto (Coimbra), Victor Carvalho (Lousã), Magda Rodrigues (Penacova), Ricardo Dias (Coimbra), Ana Oliveira (Figueira da Foz), António Cruz (Oliveira do Hospital) e Nuno Baeta (Góis).

Miguel Poiares Maduro (Mira) será o novo presidente da Mesa da Assembleia Distrital, contando com Licínio Martins (Coimbra) a vice-presidente e Teresa Machado (Figueira da Foz) e Ana Cortez Vaz (Coimbra) como secretário.

A Comissão de Auditoria será liderada por Luís Paulo Costa (Arganil), cabendo a vice-presidência a Marisa Ruivo (Coimbra) e o secretário será Alexandre Leal (Montemor-o-Velho).

João Paulo Barbosa de Melo (Coimbra), Paulo Júlio (Penela) e Pedro Cardoso (Cantanhede) serão, respetivamente, os coordenadores do Gabinete de Estudos, Conselho Estratégico e Gabinete de Coordenação Autárquica.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE