A Polícia Judiciária (PJ) do Porto está a liderar uma vasta operação de investigação em diferentes câmaras municipais portuguesas, no âmbito de suspeitas de crimes de corrupção, contratação pública e participação económica em negócio. Em causa está a aquisição de iluminações de Natal.
PUBLICIDADE
Segundo avança a CMTV , esta é uma das maiores ações de sempre levadas a cabo por esta polícia, que está a efetuar buscas em pelo menos dez autarquias espalhadas pelo país. Entre os municípios alvo encontram-se, até ao momento, o de Lisboa e o da Trofa, com particular foco em áreas como o urbanismo.
PUBLICIDADE
O caso está a ser acompanhado de perto por magistrados do Ministério Público, nomeadamente do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional, bem como pelo juiz de instrução Pedro Miguel Vieira. As autoridades acreditam que pode haver detenções ligadas a este processo durante o desenrolar das diligências.
A investigação justifica-se, segundo o mesmo jornal, pela existência de indícios que sugerem potenciais irregularidades na tramitação de concursos públicos e decisões municipais suscetíveis de beneficiar interesses privados em prejuízo do interesse público.
As operações ainda estão em curso e mais detalhes deverão ser divulgados à medida que as buscas e eventuais detenções avancem.
PUBLICIDADE