Restaurantes

Redescobrir os almoços de domingo em família no Santiago Hotel e no Palácio da Lousã

Notícias de Coimbra | 4 horas atrás em 12-03-2026

 Domingo é sinónimo de casa cheia, com a família junta e sentada à mesa a partilhar conversas e sabores. O Santiago Hotel e o Palácio da Lousã convidam a redescobrir os momentos de convívio em família e a riqueza da gastronomia portuguesa com os ‘almoços de domingo’, numa homenagem à tradição.

PUBLICIDADE

No Santiago Hotel, a viagem gastronómica mergulha nos sabores e saberes do Alentejo. O menu, cuidadosamente elaborado pela Chef Hortense, nascida e criada em Santiago do Cacém, começa com os petiscos tradicionais como pão alentejano quentinho, cozido em forno a lenha, azeitonas marinadas, manteiga com flor de sal e “piso” de coentros, um dos sabores estrela da gastronomia alentejana a que se dedica a Chef. Segue-se açorda de bacalhau de alho e coentro à moda do Alentejo, ou a sopa de tomate da Hortense para preparar o palato para o prato principal.

PUBLICIDADE

A cocaria tradicional, um cozido reconfortante de grão com carne de porco e legumes, é o momento alto do almoço. Este prato emblemático, que outrora fora sustento dos tiradores de cortiça nos montes alentejanos, é um testemunho de que existem sabores que nunca se perdem no tempo. Em alternativa ao cozido de grão, o polvo assado no forno com azeite e alho promete uma experiência suculenta. Para adoçar os paladares, a mousse de chocolate ou o arroz doce da Hortense encerram a refeição. O menu está disponível por 49€ por pessoa, sem bebidas incluídas.

Em contraste com os sabores do Alentejo, o Palácio da Lousã celebra o aconchego da cozinha serrana, com um menu assinado pelo Chef José Faria assente em pratos no forno que transportam para as memórias dos almoços de domingo em família, com um valor de 25€ por pessoa sem bebidas incluídas. Como prato principal, não podia faltar o cabrito no forno com arroz típico, uma especialidade regional feita com miúdos do cabrito, além de outros assados que trazem à mesa a mestria da gastronomia tradicional, como a vitela assada à moda antiga e a costela mendinha no forno de lenha.

Os almoços de domingo vão decorrer entre as 12:30 e as 15:00, até ao último domingo de junho.

PUBLICIDADE