Primeira Página

Vem aí frio “de rachar”! Prepare-se para a noite mais gelada da semana

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 hora atrás em 12-03-2026

Imagem: depositphotos.com

Uma massa de ar mais frio está a aproximar‑se de Portugal continental e deve provocar um arrefecimento significativo, especialmente durante a madrugada de sábado, 14 de março, que pode vir a ser a mais fria da semana, de acordo com modelos meteorológicos.

PUBLICIDADE

Segundo as previsões da Meteored, o Anticiclone dos Açores, que tem predominado sobre a Península Ibérica, está a dificultar a chegada direta de frentes atlânticas mais intensas, mantendo o tempo maioritariamente estável e seco em grande parte do país nos próximos dias.

PUBLICIDADE

No entanto, os mapas meteorológicos mostram que uma frente fria associada a uma depressão atlântica deve contornar essa barreira de altas pressões e aproximar‑se pelo norte e litoral do continente já na sexta‑feira.

A descida das temperaturas será mais notória durante a noite e madrugada de sábado, com o interior Norte e Centro a poderem registar os valores mínimos mais baixos da semana.

Em zonas mais elevadas, como na Serra da Estrela, Gerês ou Parque Natural do Alvão, os termómetros poderão cair para valores negativos, embora sem previsões oficiais de neve em zonas baixas.

Durante o dia, o tempo deve manter‑se relativamente estável e com céu pouco nublado, apesar da tendência de arrefecimento noturno.

Este padrão, em que massas de ar frio conseguem penetrar mesmo com presença de um anticiclone, é típico durante a transição para a primavera climatológica – período que decorre entre março e maio. A circulação em altitude, nomeadamente o jato polar ondulado, pode facilitar a chegada temporária de ar mais frio às latitudes médias, como Portugal.

Espera‑se que as regiões do interior Norte e Centro sejam as mais afetadas pelas temperaturas mais baixas, com os termómetros a registrar as mínimas da semana nesta madrugada de sábado.

Segundo as previsões do IPMA, a madrugada de sábado, 14 de março, será a mais fria da semana na região de Coimbra. As temperaturas cairão para mínimas de 7 °C, entre as 3:00 e 4:00 da madrugada, tornando a noite e início da manhã bastante frios para o mês de março.

A tendência mostra que a temperatura iniciará a noite em torno de 9 °C, caindo gradualmente até o ponto mais baixo antes de subir novamente para cerca de 9 °C por volta das 6:00. As condições indicam céu parcialmente nublado, sem ocorrência significativa de precipitação nesta faixa horária.

Meteorologistas recomendam atenção aos períodos de menor temperatura, especialmente para quem precisa sair de casa nas primeiras horas da manhã. O sábado terá máxima prevista de 13 °C, ainda abaixo da média para o período, mantendo o clima fresco durante o dia.

PUBLICIDADE