Primeira Página

Vizinho descreve desespero de pai após bebé entrar em paragem cardiorrespiratória em V.N. Oliveirinha

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 horas atrás em 03-03-2026

Vila Nova de Oliveirinha, no concelho de Tábua, viveu na segunda-feira, 2 de março, uma tarde de grande tristeza, quando um recém-nascido de apenas 10 dias morreu após entrar em paragem cardiorrespiratória.

PUBLICIDADE

O caso ocorreu na quinta da Vale do Ferreiro, situada entre Covas e Vila Nova de Oliveirinha, uma área que perdeu muitas habitações após os incêndios de 2017.

PUBLICIDADE

Segundo António Monteiro, habitante da zona, a mãe estava a amamentar o bebé quando, aparentemente, este sufocou. O pai, em desespero, pegou na criança e conduziu até ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Oliveirinha, num percurso de cerca de 5 minutos.

“Vi o moço a correr para o carro e arrancar em grande velocidade. Não sabia o que tinha acontecido, só depois é que o Notícias de Coimbra me deu a notícia da morte do recém-nascido”, relatou António Monteiro, também vizinho da família.

O corpo da criança foi assistido no quartel pelos bombeiros, que realizaram manobras de suporte básico de vida, mas infelizmente já nada havia a fazer. Uma equipa de psicólogos do INEM foi acionada para apoiar os pais neste momento de grande dor.

“Fiquei muito surpreendido. É uma boa vizinhança e apanharam-nos de surpresa”, acrescentou o morador, descrevendo o casal como jovens e de convívio próximo: a mãe é inglesa e o pai é português, sendo este o terceiro filho do casal.

O bebé nasceu no Hospital de Viseu e encontrava-se em repouso absoluto com a mãe. Após a tragédia, o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal, onde será realizada autópsia. A GNR foi inicialmente chamada ao local, mas o caso passou para a alçada da Polícia Judiciária, que confirmou estar a investigar as circunstâncias da morte.

PUBLICIDADE