Extra

Revelado o mistério do picotado da bolacha de água e sal

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 horas atrás em 02-03-2026

Há gestos tão automáticos que raramente nos detemos a pensar neles: colocar uma bolacha de água e sal no prato, pôr por cima uma fatia de queijo e, se necessário, partir o queijo usando o relevo serrilhado da bolacha. Simples, prático… quase intuitivo.

PUBLICIDADE

Mas será que aquele “picotado” à volta da bolacha foi realmente pensado para ajudar a cortar o queijo?

PUBLICIDADE

A resposta curta é: não exatamente. Já a longa leva-nos aos bastidores da indústria alimentar.

Pode ler-se na Versa que as bolachas de água e sal, tal como as conhecemos hoje, descendem dos crackers populares no mundo anglo-saxónico, produzidos, por exemplo, pela norte-americana Nabisco desde o século XIX. A sua criação tinha como objetivo oferecer um alimento seco, durável e fácil de transportar.

O rebordo ondulado ou serrilhado, que muitos acreditam ser útil para partir o queijo, surgiu na verdade como consequência do processo industrial de corte da massa. As máquinas utilizam rodas metálicas dentadas para separar cada bolacha da folha contínua de massa, deixando exatamente aquele acabamento ondulado.

Ou seja: a bolacha que “corta” o queijo foi uma feliz coincidência da engenharia alimentar.

PUBLICIDADE