Na Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra, os visitantes puderam descobrir verdadeiras delícias e uma tradição que une sabor, história e criatividade. Entre os doces mais procurados, destaque para a Confraria do Arroz Doce, que trouxe uma variedade impressionante de receitas de diferentes regiões do país.
PUBLICIDADE
“É o terceiro ano que participamos aqui na Mostra e tem corrido muito bem. A aceitação do público é ótima, mesmo com o evento ainda a começar”, explicou Susana, da confraria.
PUBLICIDADE
Entre as especialidades, os visitantes encontraram o arroz doce de Coimbra, feito apenas com leite, arroz e açúcar, o arroz doce de Freixo de Espada à Cinta, aromatizado com gemas e água de flor de laranjeira, e o São Rosas, uma homenagem à Rainha Santa com pétalas de rosas desidratadas e laranjas locais. “É um arroz doce de Coimbra com um aroma diferente, que criámos nós na confraria”, acrescentou Susana.
A criatividade vai além do leite tradicional: há receitas com leite de amêndoas, inspiradas em um manuscrito de 1870, e até versões com leite de coco, pensadas para quem tem intolerâncias. “São quase arroz doces para todos os gostos”, explicou Susana.
A confraria também mostrou pastéis de arroz doce, uma tradição da Ilha de São Jorge, onde o arroz doce restante das festas do Espírito Santo é usado para criar estes pequenos bolos de massa terra. “Não são tão conhecidos, mas quem prova, adora”, disse Susana.
Para quem quer provar esta variedade de sabores, o preço é acessível: cada arroz doce custa 2,50€. Susana deixou ainda um convite especial: “Convido todos a virem provar o arroz doce da confraria. Podem vir hoje até às 22:00 ou amanhã, ainda há muito para experimentar.”
PUBLICIDADE