O município de Vila Nova de Poiares marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa, ao mostrar as suas tradições gastronómicas e o potencial turístico da região.
PUBLICIDADE
O presidente da Câmara Municipal, durante o evento, destacou a importância da chanfana como produto ícone do território. “É uma terra de boas gentes, de boa gastronomia, e o nosso produto âncora é, sem dúvida, a chanfana, a nossa afamada chanfana, que nos distingue dos demais. Fazemo-la da melhor forma que sabemos. Acredito que todos também o façam, mas nós fazemos, como eu costumo dizer, a melhor chanfana”, afirmou o presidente, acrescentando com um sorriso: “Isto para deixar aqui um bocadinho de picardia com os demais. Também leva algum picante”.
PUBLICIDADE
O autarca explicou que a diferenciação da chanfana de Poiares está na utilização de cabra velha, caçador de barro preto e forno a lenha, um conjunto de elementos que conferem “aquele toque que faz a diferença”.
Além da chanfana, foram apresentadas as semanas gastronómicas do município, que incluem pratos como arroz de bucho e negalhos, sempre ligados à cabra. “Queremos mostrar o que há para além da chanfana. A gastronomia distingue-nos e temos boa restauração em Poiares”, destacou.
(em atualização)
PUBLICIDADE