Primeira Página

Competição (saudável) entre municípios: Afinal qual é a “Capital do Rally”?

Notícias de Coimbra | 3 horas atrás em 25-02-2026

A edição de 2026 do Vodafone Rally de Portugal foi apresentada no stand da Turismo Centro de Portugal durante a BTL e neste caso tanto a Lousã como Arganil consideram os seus territórios a verdadeira “Capital do Rally”.

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara Municipal da Lousã, Victor Carvalho, sublinhou o simbolismo da presença contínua do concelho no Rally:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

“A Lousã é a capital do rally, não tenho dúvida nenhuma. A tradição do rally na Lousã é uma tradição com largos anos. É sempre um motivo de orgulho e de grande satisfação receber duas passagens da prova.”

Além da vertente desportiva, o autarca destacou o impacto estratégico do evento na promoção do território:

“Entendemos que é também uma forma de promovermos o território. À conta do rally conseguimos mostrar muito do que é a paisagem natural do nosso concelho.”

Por sua vez, Arganil mantém o seu papel central no Rally e reforça o impacto promocional da prova no concelho. Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil, afirmou:

“É Arganil, é capital do Rally e aquilo que afirmamos mais uma vez em 2026 é o potencial desta grande marca, deste grande evento, que é desporto, economia, paixão e uma campanha promocional muito importante para a nossa região.”

Questionado sobre possíveis alterações nos troços devido ao mau tempo, Luís Paulo Costa esclareceu:

“Estamos a falar de troços de terra batida, todos os anos antes da prova temos que fazer alguns trabalhos de manutenção e, durante a primavera, faremos o trabalho habitual das equipas municipais, nada de extraordinário.”

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE