Primeira Página

“Montanha-russa” no tempo: Vêm aí poeiras, chuva e trovoada

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 horas atrás em 23-02-2026

A última previsão da Luso Meteo indica que Portugal vai viver uma semana de grande variabilidade atmosférica entre segunda-feira, 23 de fevereiro, e domingo, 1 de março.

O tempo promete ser instável no continente, com uma verdadeira “montanha-russa” de condições: temperaturas acima da média, pó de África em suspensão, e períodos de chuva ocasional, por vezes acompanhados de trovoadas, especialmente a meio da semana.

A segunda-feira deverá começar com sol e temperaturas muito acima da média, com céu limpo e pó em suspensão em muitas regiões. Depois, a meio da semana a partir de terça e quarta-feira, a nebulosidade vai aumentar e podem surgir aguaceiros e chuva de lama, consequência do transporte de poeiras e da atuação de uma depressão atmosférica. Não se excluem trovoadas em alguns pontos do território.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Quinta-feira pode trazer uma nova fase mais seca, mas já com a direção do vento a rodar para norte/noroeste, o que deve fazer baixar as temperaturas e reduzir a presença de poeiras no ar.

Os meteorologistas destacam que esta variabilidade é típica da transição para a primavera, com massas de ar frias e quentes a alternarem e a provocarem mudanças rápidas nas condições do tempo.

No geral, apesar destas oscilações, não se prevê grande precipitação acumulada no continente, o que pode ajudar a estabilizar os níveis de caudais dos rios sem aumentar significativamente o risco de cheias.