Portugal

Incêndio na Madeira! Helicóptero acionado

Notícias de Coimbra com Lusa | 36 minutos atrás em 21-02-2026

Mais de 40 operacionais de várias corporações de bombeiros da Madeira estão hoje a combater um incêndio rural numa encosta do concelho de Santana, disse fonte da proteção civil local.

No combate às chamas estão também 11 veículos e pelo meio aéreo do Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC).

Em declarações à Lusa, o presidente do SRPC indicou que o alerta foi recebido pelas 12:00, tendo o incêndio deflagrado na zona da Fajã da Murta, na freguesia do Faial, no norte da ilha.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Richard Marques indicou que o fogo está a desenvolver-se “numa encosta sem acesso a meios terrestres”, pelo que “todo o trabalho no terreno está a ser feito com equipas apeadas com ferramentas manuais, em conjunto com as descargas do helicóptero”.

O responsável realçou que o ataque inicial “teve um despacho musculado”, com meios dos bombeiros de Santana, Santa Cruz e Machico, apoiados pela equipa helitransportada da proteção civil.

Richard Marques acrescentou que o incêndio continua a desenvolver-se numa zona de difícil acesso e foi necessário reforçar os meios de combate com equipas a pé dos Bombeiros Voluntários Madeirenses e dos Sapadores do Funchal.

Também os corpos de bombeiros de Câmara de Lobos e da Ribeira Brava estão no local, assim como elementos da GNR, do corpo florestal e da PSP.

“As equipas estão a trabalhar a partir dos flancos até à cabeça do incêndio, que está constantemente a descarregar em toda a área”, apontou o presidente da proteção civil, referindo que as causas da ocorrência ainda estão a ser apuradas pelas forças de segurança.