Primeira Página

Festival promove “chanfana única” na Lousã

Notícias de Coimbra | 43 minutos atrás em 21-02-2026

Edição 2026 conta com algumas novidades.

A partir de 27 de fevereiro, a vila da Lousã acolhe mais uma edição do Festival Gastronómico da Chanfana.

Adiado devido à situação que o país viveu na primeira quinzena do mês, a iniciativa tem como objetivo ajudar a dinamizar a economia local e a promover o território.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Este ano, o festival conta com a adesão de 22 restaurantes e a parceria de 19 entidades ligadas ao alojamento e animação turística do concelho.

Em declarações ao Notícias de Coimbra, o presidente da câmara Victor Carvalho explicou que de 27 de fevereiro a 8 de março os visitantes terão acesso a uma experiência 360 que une este prato típico e as experiências que só este território pode proporcionar.

Veja o Direto NDC com Victor Carvalho

Uma das novidades da edição 2026 é a criação do Passaporte Gastronómico. Trata-se de um “documento” que começará a ser entregue aos visitantes neste festival e onde é incentivada a participação nos outros eventos gastronómicos: Cabrito (24 a 26 de abril e 1 a 3 de maio), Sabores do Outono (16 a 25 de abril) e Feira do Mel e Castanha (20 a 22 novembro).

Caso participe em três destas iniciativas, a autarquia lousanense tem prevista a entrega de um brinde aos visitantes “master” da Lousã.

Veja o Direto NDC com a apresentação do festival