Coimbra

Já sabemos para quem vai a renúncia quaresmal da Diocese de Coimbra

António Alves | 21 minutos atrás em 20-02-2026

Bispo de Coimbra D. Virgílio Antunes publicou a mensagem para a Quaresma de 2026.

O prelado começa por explicar na mensagem o significado do tempo que se vive atualmente na Igreja a nível mundial e que propõe “a entrada em profundidade na espiritualidade cristã”.

Sobre as últimas semanas na região, D. Virgílio Antunes frisou que elas fazem viver os cristãos com “a espiritualidade cristã na Igreja como casa afetada e sofredora para muitos dos seus membros, mas também como casa de fraternidade e amor que se repartem por todos os irmãos e irmãs”.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Perante isso, o Bispo de Coimbra afirmou que os próximos tempos são para viver a Quaresma “na solidariedade para com os que sofrem pela perda de pessoas, de bens, de tranquilidade e paz”. “Oferecemos o produto material da nossa Renúncia Quaresmal para ajudar as vítimas das calamidades climáticas”, frisou. 

Recorde-se que a renúncia quaresmal é “o dinheiro que cada católico junta durante a quaresma, dinheiro que é fruto das renúncias que foi fazendo, em espirito de oração e de conversão”. Não se trata tanto de uma esmola, pois isso são o que é possível dar do que já se tem.

Este dinheiro tem uma origem diferente: “é o resultado do jejum que é feito pelos cristãos, do que iria gastar em coisas supérfluas e que podem ser melhor canalizadas”.

Veja a mensagem vídeo do Bispo de Coimbra