Mundo

A Lua está a encolher e os cientistas alertam para sismos lunares

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 4 horas atrás em 19-02-2026

Um novo estudo divulgado por cientistas revelou que a Lua continua a encolher, apesar de ser um corpo celeste aparentemente inativo. Esta contração está a provocar o surgimento de novas fraturas na sua superfície, o que pode aumentar a probabilidade de sismos lunares no futuro.

Utilizando dados detalhados e imagens de alta resolução das planícies escuras da Lua — conhecidas como maria —, a equipa liderada pelo Smithsonian’s National Air and Space Museum’s Center for Earth and Planetary Studies mapeou milhares de pequenas cristas tectónicas que até agora não eram conhecidas.

Estas cristas são sinais claros de tensão na crosta lunar: à medida que o interior do satélite natural arrefece, o volume diminui e a superfície rígida “encaixa-se” de forma irregular, criando falhas e dobras no terreno.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

O estudo identificou mais de 1 100 segmentos dessas cristas, aumentando para cerca de 2 600 o total de formações semelhantes agora documentadas na Lua.

As cristas recém-descobertas estendem-se por vastas áreas dos maria. E como estas estruturas resultam das mesmas forças que provocam sismos — conhecidas como moonquakes — os resultados sugerem que a actividade tectónica pode estar mais disseminada na Lua do que se pensava.

Isto é particularmente importante porque falhas activas representam potenciais zonas de instabilidade, o que pode influenciar o planeamento de futuras missões tripuladas ou robóticas à Lua, nomeadamente em regiões consideradas “seguras” até agora.

Os descobrimentos não só oferecem uma imagem mais completa da evolução lunar recente, como também melhoram o conhecimento sobre a estrutura interna da Lua e a sua história térmica e geológica.

Segundo os investigadores, compreender melhor a distribuição de tensões tectónicas é essencial para reduzir riscos sísmicos e planear instalações de longo prazo na superfície lunar, como bases científicas ou de exploração.