Mais de uma dezena de filmes de temática ambiental são exibidos entre quinta e sexta-feira no Teatro Académico Gil Vicente (TAGV), em Coimbra, no âmbito de uma extensão do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.
A seleção inclui cinema documental e animação, de autores nacionais internacionais, que refletem sobre a biodiversidade, identidade, transformações do território e crise climática, anuncia o TAGV.
Com esta extensão de dois dias, com entrada livre, pretende-se lançar “um olhar multicultural das várias cinematografias mundiais”.
PUBLICIDADE
O objetivo do CineEco é, entre outros, “provocar debates” e contribuir para “ampliar o conhecimento e a consciência sobre as mudanças comportamentais necessárias pela preservação da vida no planeta”.
Ao longo destes dois dias, os filmes projetados são acompanhados por conversas entre investigadores, responsáveis de associações e o público.
Na quinta-feira, o programa arranca com a sessão dupla dedicada à “Vida selvagem”. Na primeira, que tem início às 14:30, a conversa é com Manuela Abelho, da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra. Na das 18:30, o debate é com João Cosme, realizador do filme “Côa cais selvagem”.
À noite, a partir das 21:30, os filmes inserem-se na temática “Povos, Identidade, Transformações do Território” e o comentário final é de João Aldeia, do Grupo de Sociedades e Sustentabilidade Ambiental do Centre for Functional Ecology – Science for People & the Planet (CFE).
No dia 20 de fevereiro, há sessão especial de animação para escolas de manhã, enquanto a tarde é dedicada a filmes sobre “Conservação marinha”.
A projeção começa às 14:30 e a conversa final é com Filipa Bessa, do Grupo de Investigação de Recursos Marinhos, Conservação e Tecnologia do CFE.
À noite, a terminar, a extensão arranca às 21:30 com a sessão “Clima”, no final da qual estará um representante da Associação ClimAção para a troca de ideias.
O CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, organizado pelo município de Seia, é um dos mais antigos festivais de cinema de ambiente do mundo e o único a nível nacional dedicado à temática.
Realiza -se anualmente, de forma ininterrupta desde 1995, e a próxima edição, a 32.ª, decorre entre 09 e 17 de outubro de 2026.