Obras arrancam quinta-feira, 19 de fevereiro.
Lembra-se da “solução Coldplay”? A empresa pública Infraestruturas de Portugal acedeu ao pedido feito pelo Município de Coimbra para o retomar do projeto de criação de via de aceleração do IC2 após a rampa de acesso da rotunda do Casa do Sal.
O anúncio coube à presidente da câmara, Ana Abrunhosa, e teve lugar no período antes da Ordem do Dia da reunião do executivo municipal. De acordo com a autarca, a solução já tinha sido aprovada na passada segunda-feira, 16 de fevereiro, e só não arrancaram no dia seguinte (terça-feira de Carnaval) “devido ao mau tempo” pois “já havia empreiteiro”.
PUBLICIDADE
“Sábado (14 de fevereiro) estivemos a estudar a solução, a qual já tinha sido reivindicada por anteriores executivos. Apenas continuamos com este trabalho de pressão e de reivindicação“, afirmou.
Na prática, trata-se da replicação do sentido Almegue-Fernão de Magalhães, onde já existem três faixas de rodagem, para o lado oposto da ponte (ligação Casa do Sal-Almegue).
Em consequência desta decisão, a velocidade na ponte será reduzida ainda mais, contando para tal com a presença no local de elementos da PSP.
Recorde-se que esta opção foi testada, com elevado sucesso, durante os dias dos concertos dos Coldplay e dos Guns N’Roses.
Nessas datas, quem acedia à rampa de acesso ao açude-ponte através da Casa do Sal conseguia fazê-lo sem ter de parar na entrada do IC2, situação que normalmente provoca algum congestionamento de trânsito, sobretudo nas horas de ponta.
Em consequência desta intervenção, que irá durar “alguns dias”, a presidente Ana Abrunhosa apela à “maior cautela” a quem terá de entrar na Ponte Açude através da rampa de ligação da rotunda da Casa do Sal.