Vamos

UC Exploratório: Venha conversar sobre a neurociência do cérebro social com a investigadora Cristina Màrquez

Notícias de Coimbra | 24 minutos atrás em 16-02-2026

O UC Exploratório prossegue o ciclo Pontos nos iii – Science Beer Talks esta quarta-feira, 18 de fevereiro, às 18:00.

 Cristina Màrquez, investigadora no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC UC) | CiBB, onde lidera o grupo de investigação Circuitos Neuronais do Comportamento Social, é a convidada desta sessão, em que apresentará o tema A neurociência do cérebro social. A entrada é livre e não necessita de inscrição prévia.

Na sessão Pontos nos iii – Science Beer Talks desta quarta-feira, 18 de fevereiro, a investigadora Cristina Màrquez convida o público para uma viagem fascinante ao que se designa por cérebro social, a partir da investigação desenvolvida pelo grupo que lidera, empenhada em “compreender como o cérebro produz cognição social”.

Como compreendemos o que os outros sentem? Como é que decidimos a forma como interagimos uns com os outros? Estas são, refere a investigadora, “algumas das questões que exploramos para perceber melhor como o cérebro funciona no domínio social”. Para isso, explica Cristina Màrquez, “estudamos a interação entre circuitos neuronais e o comportamento social, utilizando animais de laboratório”.

Na sessão Pontos nos iii desta quarta-feira, resume a investigadora, “falaremos sobre como as espécies se organizam em grupos e sobre os efeitos das interações sociais no cérebro. É surpreendente que algo tão crucial no nosso dia a dia seja uma área científica tão inexplorada”.

Cristina Márquez lidera o grupo de investigação Circuitos Neuronais do Comportamento Social do Centro de Neurociências e Biologia Celular, no Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CiBB) da Universidade de Coimbra. O seu laboratório investiga ciência básica a partir de uma perspetiva muito inovadora no campo da Neurociência Social. A sua carreira como investigadora principal teve início há 10 anos em Espanha (no Instituto de Neurociências de Alicante), após períodos de pós-doutoramento em centros internacionais de prestígio, como o Brain Mind Institute, EPFL (Suíça) ou a Fundação Champalimaud (Portugal). Recentemente, Cristina Márquez mudou o seu laboratório de Espanha para Coimbra, no contexto do projeto europeu DYNABrain, no qual é ERA Chair holder.

Pensado num formato de conversa informal e descontraída, o ciclo teve início em 2016, em parceria com o Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra e a Cervejeira Praxis com sessões mensais, que acontecem na terceira quarta-feira de cada mês, das 18:00 às 19:00. Com entrada livre e sem necessidade de inscrição prévia.

PUBLICIDADE