Universidade
Universidade de Coimbra promove diálogo entre Neurociência e Filosofia sobre Identidade
No próximo dia 3 de março, a Universidade de Coimbra acolhe a segunda sessão do ciclo “Intersecções: 6 diálogos para entender quem somos”, dedicada ao tema da Identidade.
O encontro reunirá o neurocientista cognitivo Pawel Tacikowski e o filósofo Gonçalo Marcelo num diálogo interdisciplinar sobre como construímos o sentido do eu.
Pawel Tacikowski, professor na FPCEUC, traz a perspetiva da neurociência sobre como o cérebro gera a experiência de identidade pessoal. Com passagens pelo Karolinska Institutet e UCLA, o investigador trabalha na tradução de conhecimento científico em aplicações clínicas.
PUBLICIDADE
Gonçalo Marcelo, investigador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos e professor da FLUC, abordará a questão da identidade através da filosofia hermenêutica, particularmente o pensamento de Paul Ricoeur sobre identidade narrativa.
O ciclo Intersecções surge como resposta à fragmentação do conhecimento, promovendo o encontro entre cientistas das áreas biológicas e investigadores das humanidades para pensar em conjunto grandes questões sobre o humano. A iniciativa é de entrada livre e dirige-se tanto à comunidade académica como ao público geral interessado em questões fundamentais sobre a existência humana.
A sessão realiza-se no Auditório 2 do StudentHub UC, das 16:00 às 18:00, com moderação de Emiliano Abad (FPCEUC).