Economia

Lançada campanha de recolha de donativos para vítimas das tempestades

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 minutos atrás em 16-02-2026

Imagem: depositphotos.com

Uma campanha de recolha de donativos para apoiar as populações afetadas em Portugal pelas recentes tempestades foi lançada pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome e pela associação de solidariedade Entreajuda, anunciaram as instituições.

A distribuição dos bens recolhidos nesta campanha, entre os quais alimentos, produtos de limpeza e higiene ou materiais de construção, vai arrancar já na próxima semana com base nas necessidades sinalizadas por instituições sociais e autarquias dos concelhos em estado de calamidade, anunciaram em comunicado.

“A ajuda não pode parar junto das pessoas mais vulneráveis que ficaram com as suas casas destruídas, muitas ainda privadas de luz, sem comunicações e por vezes até sem água potável”, afirmou Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome e da Entreajuda, citada no documento.

PUBLICIDADE

Tal como na pandemia, é importante estruturar uma rede de distribuição de bens que permita apoiar as populações mais vulneráveis, em particular às pessoas idosas, salientou Isabel Jonet, explicando que esta rede funciona em articulação com as respostas sociais locais e com as autarquias.

Esta iniciativa de recolha de donativos conta, entre outros, com o apoio do BPI/Fundação “la Caixa”, Fundação GALP, Leroy Merlin, Missão Continente, Procter&Gamble e Metronic.

A passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta provocou a destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo foram as mais afetadas.

A situação de calamidade que abrangia os 68 concelhos mais afetados terminou a 15 de fevereiro.