Mundo

Itália apoia vítimas das cheias e do terrorismo em Moçambique com 450 mil euros

Notícias de Coimbra com Lusa | 39 minutos atrás em 16-02-2026

Imagem: Imagem de arquivo

A Cooperação Italiana disponibilizou 34 milhões de meticais (450 mil euros) para assistência humanitária às vítimas do terrorismo e das inundações em Moçambique, foi hoje anunciado.

“A Cooperação Italiana concedeu um novo contributo de emergência, no valor de 34 milhões de meticais ao Programa Alimentar Mundial (PAM/WFP), para apoiar as atividades de assistência humanitária em resposta às crises provocadas pela violência de matriz terrorista na província de Nampula – que causou milhares de deslocados – e pelas recentes inundações que afetaram Moçambique”, lê-se num comunicado da embaixada da Itália em Moçambique.

Segundo a nota, o valor vai reforçar a assistência às populações afetadas, garantindo um apoio imediato às comunidades mais vulneráveis, reforçando a resiliência das comunidades mais expostas pelo terrorismo e pelos efeitos das alterações climáticas.

PUBLICIDADE

O total de mortos na atual época das chuvas em Moçambique subiu para 215, com registo de mais de 856 mil afetadas, desde outubro, segundo a atualização feita hoje pelo instituto de gestão de desastres.

De acordo com informação da base de dados do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), a que a Lusa teve acesso e atualizada às 09:18 de hoje (07:18 de Lisboa), foram afetadas um total de 856.845 pessoas, o correspondente a 198.053 famílias, havendo também 12 desaparecidos, além de 314 feridos.

A província de Cabo Delgado, rica em gás, é alvo de ataques extremistas há oito anos, com o primeiro ataque registado em 05 de outubro de 2017, no distrito de Mocímboa da Praia, com os ataques a alastrarem-se também para a província do Niassa, no norte de Moçambique.